terça-feira, 13 de julho de 2010

Walmart faz investimento estratégico no e-commerce

A rede Walmart acaba de anunciar a promoção do diretor de operações nos EUA, Eduardo Castro-Wright, para o comando da Global.com, o braço mundial de comércio online da empresa. A Global.com foi criada em janeiro deste ano e a promoção de Castro-Wright reflete a importância do e-commerce para o Walmart.
Segundo Castro-Wright, sua missão será estabelecer uma grande operação de comércio eletrônico e multicanal, aproveitando os recursos globais da empresa. O objetivo da Global.com é desenvolver estratégias de e-commerce e criar uma plataforma "agnóstica" de varejo eletrônico, que poderia ser usada em qualquer mercado, similar ao modelo de plataforma global da Amazon.com.
De acordo com um memorando distribuído por Mike Duke, presidente e CEO do Walmart, a criação da unidade Global.com permitirá que o Walmart se torne uma empresa realmente global, oferecendo produtos de todos os lugares para todos os seus consumidores.
Castro-Wright ficou conhecido por ser um grande administrador do setor de lojas da rede nos EUA, e sua promoção é vista como um impulso decisivo na estratégia de e-commerce da empresa. Analistas do setor de varejo acreditam que o Walmart deve turbinar suas operações de comércio eletrônico este ano, para competir diretamente com a líder Amazon.com. Se o Walmart aplicar sua gigantesca escala de fornecimento e logística ao comércio eletrônico, ele poderá oferecer preços significativamente mais baixos que a concorrência.
Segundo Gene Alvarez, da consultoria Gartner, promover um executivo da área de lojas para o ambiente online mostra que o Walmart acredita que deve aplicar na web a mesma visão que levou os hipermercados de cimento e tijolo à liderança no setor. Atualmente, o Walmart.com é a 6ª maior loja online segundo o índice Internet Retailer Top 500.
Os executivos da empresa já declararam diversas vezes que a meta é tornar o Walmart.com o maior site de e-commerce do mundo. Mas será uma tarefa árdua: enquanto o Walmart gerou US$ 3,5 bilhões em vendas online em 2009, segundo dados do Internet Retailer, a Amazon.com informou vendas de US$ 24,5 bilhões no mesmo período.
Ao mesmo tempo, diz Alvarez, outras grandes redes de varejo tradicional estão desenvolvendo projetos similares, inclusive promovendo executivos de outras áreas para comandar as operações online.
Um exemplo é a rede de livrarias Barnes & Noble, que promoveu William Lynch de presidente da BarnesandNoble.com para o cargo de CEO da empresa. Após a mudança de cargo, Lynch declarou que seu objetivo é transformar a Barnes & Noble de uma rede tradicional de lojas em uma operação fortemente focalizada no e-commerce e nas mídias digitais, com destaque para a venda de livros eletrônicos. A empresa lançou seu próprio leitor de livros digitais, chamado Nook, para concorrer diretamente com o e-reader Kindle da Amazon.com.

Um comentário:

Mauricio disse...

Essa briga vai ser boa, Wal Mart vs Amazon...enquanto isso o e-bay vai comendo pelas beiradas..