quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Cartão eletrônico reúne todos os cartões de pagamento

 Nos Estados Unidos, o cartão de pagamentos  Coin apresenta uma proposta muito interessante. O cartão combina todos os cartões de crédito, débito, prêmios, millhagem e clubes de compras em um só. O usuário checa qual o melhor cartão para cada ocasião em um pequeno display.
O Coin será lançado com um leitor de cartões que se conectará ao smartphone, e permitirá o registro das informações sigilosas de cada cartão da pessoa no Coin. O aplicativo alerta o usuário se ele esquecer o cartão em algum estabelecimento. Se for perdido, ele se desativa automaticamente.
O Coin foi desenvolvido com financiamento coletivo ("crowdfunding") e deve chegar ao mercado americano no meio do ano. A CNN Money fez uma reportagem sobre o Coin, veja aqui.


Vídeo: Empresa cria sistema que exibe imagens "em pleno ar"

A empresa Displair,  fundada pelo designer russo Max Kamanin, criou um novo equipamento que exibe imagens que parecem estar flutuando no ar. O sistema lembra a tecnologia fictícia dos filmes da série "Homem de Ferro".
A tecnologia funciona com um fino spray de gotículas de água, similar aos vaporizadores usados para umidificar ambientes. Essas gotículas formam uma "tela" onde são projetadas imagens 3D, dando a ilusão de hologramas. As imagens podem ser interativas, permitindo a navegação por conteúdos.
Empresas como Google, Coca-Cola e Pepsi já estão incorporando a tecnologia da Displair em suas campanhas publicitárias. Veja os vídeos abaixo.




Consumidores britânicos relutam em dar feeback para as empresas, diz estudo

Segundo artigo da Retail Technology Review, os consumidores estão ficando desmotivados a fornecer informações de feedback para as marcas, enquanto as empresas investem cada vez mais em tecnologias para avaliar a opinião de seus clientes.
Um estudo realizado no Reino Unido pela Verint Systems Inc. e o Customer Contact Association (CCA) mostra que 95% das grandes empresas do país estão investindo mais em meios de avaliar a opinião dos clientes e analisar o feedback.
Porém, uma outra pesquisa feita com cerca de 1.000 consumidores britânicos realizada pela Ipsos MORI indica que apenas 24% dos clientes acreditam que as empresas se importam com suas opiniões, e apenas 29% se sentem valorizados como consumidores.
Além disso, os britânicos são relutantes em expressar suas opiniões sobre as empresas. Mais da metade dos consumidores nunca fez uma reclamação de algum produto ou marca, e apenas 16% acreditam que postar sobre o atendimento nas redes sociais pode ajudar a resolver problemas. Mas 33% acreditam na força dos sites sociais para tornar as marcas mais responsáveis por seus produtos e serviços.
A pesquisa identificou algumas categorias de consumidores e suas relações com os serviços de atendimento das empresas.
Os "Brand Champions" são os clientes mais fiéis, e promovem as empresas para amigos, família e nas redes sociais. Os "Silent Likers" representam o maior grupo de consumidores: são fiéis e não reclamam das marcas, mas não promovem as empresas em seus relacionamentos. Os "Churners" são consumidores volúveis, que buscam ofertas e trocam de marcas com grande facilidade. Finalmente, existem os "Fence Sitters", que se mostram ambivalentes a respeito do serviço que recebem -- não se envolvem com as marcas, nem compartilham suas experiências.


 Veja a reportagem completa aqui.

Louis Vuitton lança aplicativo que lê anúncios impressos

 

 Segundo o site de tecnologia PSFK, a marca de luxo Louis Vuitton lançou o aplicativo Louis Vuitton Pass, que inova na interação entre anúncios e smartphones. A app não depende dos QR Codes, que estão ficando cada vez menos populares nos anúncios. Com o Pass, o usuário de um smartphone (iOS ou Android) apenas precisa apontar a câmera para a imagem do anúncio e o celular vai abrir uma página com mais informações sobre os produtos, e um localizador de lojas. Nas revistas impressas, os anúncios da marca terão uma indicação para baixar o aplicativo.