quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Varejistas online turbinaram ofertas na 'Cyber Monday' dos EUA


Reporta Mae Anderson, no Seattle Times, que as lojas online dos Estados Unidos dispararam uma verdadeira guerra de ofertas e promoções durante a chamada "Cyber Monday" -- a primeira segunda-feira depois do Dia de Ação de Graças, e que rapidamente está se tornando o equivalente online da 'Black Friday', com as grandes liquidações do varejo tradicional. Apesar da web ainda representar apenas 10% das vendas de fim de ano no varejo americano, é o setor de maior crescimento este ano -- um sinal positivo em comparação com a queda nas vendas do ano passado. Segundo dados da Coremetrics, as vendas este ano pela web foram 19,6% maiores do que em 2008. De acordo com uma pesquisa da BIGresearch divulgada na semana passada, a previsão era que 100 milhões de consumidores americanos fariam suas compras de fim de ano na segunda-feira pela web. Os resultados da 'Black Friday', das lojas tradicionais, não foram tão bons quanto o esperado -- os consumidores compraram muitos itens, mas de menor valor.
A web brilha tanto como plataforma de varejo que os investidores reagiram rapidamente. As ações da Amazon.com subiram 3,2%, a maior alta de sua história em um único dia.
O termo 'Cyber Monday' foi criado em 2005 pela National Retail Federation para descrever a segunda pós-feriado de Ação de Graças. A idéia era que as pessoas que não tinham banda larga em casa esperariam o retorno ao trabalho na segunda para ver ofertas no computador do escritório. Hoje, com boa parte das residências já tem conexões rápidas, a razão para o nome deixou de existir -- mas a tradição se firmou. É interessante notar que a 'Cyber Monday' não é o dia mais movimentado de compras na web dos EUA, mas está entre os 10 maiores.

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