A IBM anunciou no final da semana passada a compra da DemandTec, uma firma de softwares de gerenciamento de preços online na tecnologia cloud, por US$ 440 milhões. É a maior aquisição da IBM desde setembro de 2010, quando a empresa comprou a firma de armazenamento de dados Netezza por US$ 1,7 bilhão.
O alto valor pago pela IBM indica a importância das empresas de software na nuvem. Grandes empresas de software e TI fizeram aquisições estratégicas nesse setor nos últimos 12 meses, incluindo a alemã SAP e a americana Oracle.
Em comunicado à imprensa, a IBM declarou que a compra da DemandTec vai expandir a iniciativa Smarter Commerce da empresa. A divisão voltada para o comércio eletrônico da IBM terá um reforço nas funções de comparação de preços, promoções e outras ferramentas analíticas de marketing e merchandising, que poderão ser usadas pelos varejistas para planejar suas ofertas de produtos, estoques e disposição estratégica de mercadorias, baseadas em tendências de compras pelos consumidores.A DemandTec é uma empresa sediada em San Mateo, na Califórnia. Seu carro-chefe são softwares que analisam vários cenários de consumo, tanto online como em lojas de cimento e tijolo. Com os dados gerados pelos programas da empresa, os comerciantes podem detectar tendências e insights de consumo, e a partir dessas informações traçar estratégias de preços, promoções e estoques de mercadorias que possam ajudar a aumentar o faturamento e o lucro das operações.
A IBM disse que a compra da empresa permitirá uma avaliação mais rápida e precisa das tendências de consumo. Com as ferramentas da DemandTec, a IBM poderá oferecer várias funções de grande importância para o varejo. Por exemplo, um comerciante poderá prever como os consumidores vão reagir a um aumento de preço de uma mercadoria, antes que essa decisão seja tomada. Um gerente poderá avaliar melhor a cesta de produtos oferecidos em uma determinada seção da loja, atendendo às necessidades do cliente e buscando o maior rendimento. Fornecedores e varejistas podem cooperar para entender as diferenças de mercados regionais e até locais -- como um bairro ou até a mesma rua pode ter tendências diferentes de consumo.
A DemandTec já possuía cerca de 450 clientes no varejo, indústria de consumo e outros setores no mundo todo. Na área de varejo, os clientes incluem redes de mercearias, drogarias, lojas de conveniência, aparelhos eletrônicos, suprimentos para escritórios, vestuário, lojas de departamentos e lanchonetes de fast-food. No setor produtivo, os clientes incluem fábricas de alimentos, bebidas e produtos de saúde e beleza.
Com a compra da empresa, a IBM também assume 31 patentes estratégicas de softwares nas áreas de preços, previsão de comportamento e análise de promoções.
A IBM estima que as oportunidades de mercado criadas com a digitalização das ferramentas de pesquisa e análise podem chegar a US$ 20 bilhões. A empresa avalia que a adição da tecnologia de nuvem nesse cenário poderá gerar um acesso mais imediato aos dados de consumo, e assim facilitar o planejamento de promoções e o rápido retorno dos investimentos do varejo.
Considerada uma empresa "ultrapassada" há uma década, a IBM recuperou sua relevância no mercado de soluções de TI e estratégia ao investir fortemente em setores negligenciados pelas empresas consideradas como líderes do setor de informática. A aquisição da DemandTec é uma prova dessa estratégia rejuvenescedora da empresa, que dará acesso ainda maior ao setor de varejo mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário