quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O iPad da Apple e o varejo -- parte 2

Apesar de algumas limitações, o iPad é um netbook perfeito, com diversas funções interessantes. Vejamos 10 motivos que podem tornar o iPad em um grande sucesso entre usuários comerciais:
1: Email. O aplicativo de email do iPad permite a conexão com o Microsoft Exchange, que é usado pela maioria das pequenas empresas em suas redes. Além disso, o email do iPad também é compatível com várias outras plataformas de email.
2: Internet. Os modelos básicos do iPad usam conexão sem fio no padrão 802.11 a/b/g/n. Há também modelos com conexão 3G, compatíveis com redes UMTS, HSDPA, GSM, e EDGE. Com isso, os usuários poderão acessar aplicativos em "cloud", email, VPNs e outros sistemas de dados. Isso torna o iPad bastante útil para equipes de vendas, consultores, empreiteiros, profissionais de saúde, engenheiros de campo, etc.
3: Facilidade de uso. A interface Multi-Touch do iPad permite o reconhecimento preciso de toques. É possível abrir pastas, dar zoom em imagens e textos, virar páginas e várias outras ações com gestos simples e intuitivos. O aparelho ainda está entre os netbooks mais finos e leves, e sua bateria pode aguentar até 10 horas entre recargas.
4: Teclado integrado. O iPad tem um teclado na própria tela (que tem 9,7 polegadas). Essa função torna prático o uso em vários ambientes, quando o usuário estiver em trânsito. Devido ao seu tamanho, o teclado na tela é bem mais fácil de usar que os teclados de celulares e smartphones. Para aqueles que preferem usar teclados reais, o Apple dispõe de conexão Bluetooth, assim é possível conectar o periférico sem cabos.
5: Aplicativos, muitos aplicativos. O valor de uma plataforma pode ser medido pelo número de aplicativos criados por terceiros. Programas criados para o iPhone também vão funcionar no iPad. A Apple também deve lançar um kit de desenvolvimento para o iPad, o que deve gerar uma grande quantidade de novos aplicativos específicos. Atualmente existem cerca de 140.000 aplicativos diferentes para o iPhone, com quase 3 bilhões de downloads.
6: iWork. O pacote iWork da Apple roda com facilidade no iPad. O conjunto de ferramentas inclui o Keynote para gerar apresentações, o Page para criar documentos e o Numbers que permite a criação de planilhas. E o iWork terá uma conexão com os programas do Microsoft Office, permitindo a conversão de formatos.
7: iBooks. O iPad vai mexer profundamente com o mercado de livros eletrônicos. Até agora, esse setor era dominado pelo Kindle da Amazon, com mais alguns aparelhos similares correndo por fora. O iPad tem o aplicativo iBook, que permite a compra e download de livros. Com a vantagem de exibir imagens em cores e com melhor iluminação.
8: Agenda e calendário. O iPad tem uma versão melhorada do programa Calendar. Como no iPhone, o programa organiza compromissos e eventos por dia, semana e mês. Mas no iPad, é possível abrir várias agendas ao mesmo tempo, o que permite o gerenciamento de tarefas para equipes.
9: Contatos. O aplicativo Contacts do iPad permite o gerenciamento simples de contatos e listas. A conexão sem fio facilita muito a sincronização de dados. E quando o usuário estiver procurando a localização de um cliente, um toque no endereço abre o aplicativo Maps -- algo útil para vendedores, corretores e outros profissionais em trânsito.
10: Preço. O iPad básico será vendido nos EUA por US$ 499. No Brasil ainda não previsão de preço, mas estima-se que fique bem mais salgado. Mas a tendência é de queda, quando forem lançadas novas versões do aparelho.

Nenhum comentário: