sábado, 10 de abril de 2010

Apple vende 300.000 iPads no primeiro dia

Segundo informações da Apple Computer, mais de 300 mil unidades do aparelho iPad foram vendidas no sábado, primeiro dia oficial de vendas nos Estados Unidos. Segundo o comunicado da empresa, os usuários do iPad já baixaram mais de um milhão de aplicativos e mais de 250.000 livros eletrônicos a partir da loja online iBooks. Steve Jobs, CEO da Apple, declarou que o iPad vai mudar o cenário da mídia e do entretenimento.
Segundo uma reportagem do ‘Wall Street Journal’, o iPad teve um forte início de vendas no varejo dos EUA, e os consumidores que enfrentaram longas filas não ficaram decepcionados: na maioria das lojas os estoques eram suficientes para todos os interessados.
Nas maiores cidades dos EUA, longas filas de consumidores se formaram desde a madrugada de sábado. Segundo Gene Munster, analista da firma Piper Jaffray, a intensa promoção do aparelho na mídia ajudou nas vendas. Apesar disso, as previsões eram de que entre 600.000 e 700.000 iPads seriam vendidos no primeiro dia. Ainda assim, as filas foram mais longas do que se imaginava, segundo Munster.
A maioria das lojas da Apple fechou no domingo de Páscoa, mas as poucas que abriram informaram que os estoques do produto eram limitados. As lojas da Apple abertas em Nova York esgotaram a venda de alguns modelos, e em Los Angeles a maior loja ficou com apenas duas unidades disponíveis. Os modelos mais caros, com conexão 3G à internet chegarão às lojas dos EUA apenas no final do mês.
Gene Munster disse que a firma Piper Jaffray elevou a previsão de vendas em 2010 de 2,8 milhões de unidades para 5,5 milhões. Outros analistas foram ainda mais otimistas. Na sexta-feira, dia 2, a firma iSuppli Corp. previu que 7,1 milhões de iPads seriam vendidos este ano mundo todo, podendo superar 20 milhões de unidades em 2012. Outros foram pessimistas: a Forrester Research estimou que a Apple venderá apenas 3 milhões de iPads no primeiro ano.
Segundo a reportagem do WSJ, as diferenças nas previsões refletem o fato de que o iPad é um aparelho que muitas pessoas desejam, mas não necessitam de fato – em comparação com um celular de última linha, por exemplo. Munster prevê que o iPad responderá por apenas 7% das vendas da Apple em 2011, comparado com 44% do iPhone.
Na maioria das grandes lojas da Apple nos EUA, os estoques do aparelho não se esgotaram no sábado. Alguns consideram isso como um sinal de que o iPad não empolgou tanto os consumidores como lançamentos anteriores da Apple. Mas Gene Munster acredita que isso é um sinal positivo para a Apple, que parece ter resolvido o problema de adequar os estoques para o dia de lançamento do produto – a empresa enfrentou várias dificuldades com isso no passado.
Os primeiros modelos do iPad, com preços entre US$ 499 e US$ 699, oferecem apenas conexões Wi-Fi de curto alcance. Os aparelhos mais robustos, com estrutura de celular 3G, devem chegar às lojas no final do mês, com preço inicial de US$ 629, e pacotes de acesso à internet vendidos separadamente.
Com a abertura das vendas em lojas, também foram lançados mais de 3.000 novos aplicativos (“apps”) que aproveitam a tela de quase 10 polegadas do iPad. A maioria desses aplicativos é de mídia e entretenimento, incluindo jornais, revistas, quadrinhos e programas de TV. O iPad também roda programas que foram criados originalmente para o iPhone ou iPod Touch. Entre os destaques está um app da firma Netflix que permite assistir filmes em “streaming” e um aplicativo da rede de TV ABC que permite ver programas populares, como a série ‘Lost’.

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