quinta-feira, 22 de abril de 2010

IPad deve revolucionar setor do varejo


Reporta Natalie Zmuda, no Advertising Age, que o impacto do iPad sobre o setor de varejo pode ser maior do que o inicialmente esperado. Desde catálogos de produtos a serviços complementares de compras, o novo aparelho da Apple pode causar uma grande influência no comércio nos próximos anos.
Neste primeiro momento, são poucos os varejistas dos EUA a abraçar o iPad -- mas muitos já criaram aplicativos específicos para o iPhone, que é o aparelho de maior sucesso da Apple. Gap, Gilt.com e eBay estão entre os pioneiros em criar aplicativos para o iPad, e a marca esportiva Puma deve usar iPads em suas lojas ainda este ano.
Para as empresas, as aplicações iniciais mais óbvias incluem comércio eletrônico e catálogos eletrônicos interativos. Mas o iPad também poderia ser usado como um assistente virtual de vendas pelos funcionários de lojas, permitindo o acesso rápido de outros acessórios e itens complementares à compra do cliente. Os vendedores de automóveis poderiam usar o aparelho para customizar um veículo, mostrando cores e opcionais para o cliente. O iPad pode significar também o fim de vários quiosques caros e displays que ocupam muito espaço.
Mesmo em grandes empresas dos EUA, o custo individual do iPad será um obstáculo inicial bastante considerável. É preciso ter uma estratégia muito bem definida para que o investimento em um equipamento que custa cerca US$ 800 por unidade valha a pena, e venha a representar ganho substancial em vendas e lucros.
Muitos executivos e analistas do setor acreditam que o uso "in-store" do iPad poderá levar aos melhores resultados. O aparelho da Apple é versátil e poderoso, e poderia substituir uma série de equipamentos separados que as redes de varejos usam atualmente. A plataforma é adaptável, e desenvolvedores não terão muita dificuldade em criar novos aplicativos específicos para o varejo. Kevin Ertell, vice-presidente de pesquisas de varfejo da Forsee Results, acredita que o iPad pode reunir várias necessidades do varejo de modo conveniente e relativamente mais barato (em comparação com vários aparelhos especializados em uma só função).
Em um primeiro momento, é possível destacar meia dúzia de usos importantes para o iPad no varejo:
1) Catálogos: versões online dos catálogos impressos nunca tiveram muito sucesso, mas catálogos criados para o iPad poderão ser um trunfo -- com vídeos, animações, botões interativos, mapas e outros elementos.
2) Customização de produtos: carros, móveis, roupas, calçados e outros produtos poderão ser customizados na própria loja com o auxílio do iPad, onde o consumidor poderá selecionar cores, tecidos, acabamentos e outros detalhes, e depois fazer seu pedido.
3) Assistente de vendas: o iPad será uma ótima ferramenta na mão dos vendedores, dando acesso instantâneo aos dados de produtos, dados sobre o cliente, avaliações de consumidores, além de permitir a transação financeira sem necessidade de passar pelo caixa.
4) Comprador pessoal: um cliente pode por exemplo comprar um casaco em um departamento da loja e receber recomendações instantâneas sobre outros itens em outros departamentos que combinam com o casaco.
5) Registros: o iPad pode permitir que os usuários criem registros completos dos estoques offline e online de um loja, facilitando a experiência de compras.
6) E-commerce: os consumidores já estão se acostumando a fazer compras com seus celulares 3G -- será apenas uma questão de tempo até que o iPad se tranforme em uma ferramenta de compras.

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