terça-feira, 28 de setembro de 2010

Controle de qualidade na era do Twitter

Nos EUA, uma nova organização chamada TwitterMoms está trabalhando com as fabricantes Procter & Gamble e Quickie Manufacturing para levar avaliações dos consumidores para os produtos nas lojas. O TwitterMoms pretende ser o equivalente moderno do antigo selo de qualidade "Good Housekeeping Seal of Approval", que era procurado pelas consumidoras no século passado nos EUA. As avaliações e resenhas do TwitterMoms poderão ser consultadas diretamente nas embalagens dos produtos, com um código QR que é lido por celulares.
O TwitterMoms afirma reunir 30.000 "mães blogueiras". Segundo a CEO Megan Calhoun, a organização quer oferecer um meio rápido e eficiente de informações sobre os produtos mais consumidos por donas de casa. Segundo ela, cada participante da rede tem cerca de 1.000 seguidores no Twitter.
Megan disse que as resenhas de produtos antigamente não tinham credibilidade, e não eram facilmente acessíveis. A falta de acesso chegou a um ponto crítico, e a Comissão Federal de Comércio dos EUA foi forçada a intervir para disciplinar a relação entre os blogueiros e as marcas.
Neste  cenário digital, há vários benefícios para as marcas e varejistas: eles obtém feedback quase instantâneo de suas estratégias de marketing e lançamento de produtos, e têm novas opções de contato com os consumidores da era digital. A tática anterior das empresas de tentar aliciar blogueiros enviando amostras de produtos nunca rendeu os resultados desejados.
No caso do TwitterMoms, as mulheres participantes da rede recebem amostras de produtos para testarem em casa, e depois são convidadas a oferecerem suas opiniões e críticas sinceras -- tanto para as marcas como para seus seguidores online. Os painéis de um produto tipicamente envolvem entre 20 e 30 "especialistas", e os grupos são selecionados a partir de um universo de 1.200 membros do TwitterMoms. Segundo Megan Calhoun, o objetivo é adequar cada produto a uma comunidade mais representativa dentro do TwitterMoms.
A organização então trabalha com o anunciante para definir uma conjunto de critérios para a avaliação do produto. Se o produto "atingir ou superar" todos os critérios em pelo menos 85% das avaliações, a marca recebe o selo de qualidade "Moms Like This".
As empresas pagam a TwitterMoms para montar os grupos de avaliação e pelos direitos de gerenciar as informações geradas pelos membros. O TwitterMoms se responsabiliza pela criação dos painéis específicos para cada novo produto. O sistema foi desenhado de modo que as participantes não recebam dinheiro diretamente das empresas que estão colocando seus produtos para análise.
Tanto a Procter & Gamble como a Guickie, parceiras do TwitterMoms, aprovam esse método de avaliação para suas marcas e produtos. As empresas reconhecem que mães e donas de casa são elementos muito ativos na internet, divulgando e compartilhando informações, dicas e críticas sobre produtos e serviços. Com os painéis online, as marcas podem economizar muito dinheiro ao reprogramar rumos de campanhas de marketing e alterar especificações de novos produtos, antes do lançamento em grande escala.
Stacy DeBroff, CEO da Mom Central, uma firma de consultoria em mídias sociais especializada em marketing dirigido para mães, disse que o TwitterMoms é uma boa iniciativa para criar uma comunidade crítica de produtos, para um grupo muito importante de consumidores.

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