A empresa de pagamentos online PayPal anunciou na semana passada que vai entrar no mercado de pagamentos móveis, com uma iniciativa de "carteira virtual". O comunicado no blog da empresa não dá muitos detalhes, mas é possível especular sobre sua estratégia.
O porta-voz da PayPal disse que a empresa está atenta à convergência entre smartphones, mídias sociais e compras online e offline. A empresa disse que a empresa está procurando aperfeiçoar as experiências de compra e venda, tanto para os consumidores como para os varejistas.
Segundo a empresa, o objetivo é criar um sistema "one-stop", que envolva os comerciantes e os consumidores em todas as fases das compras, incluindo a conquista de clientes através de ofertas localizadas geograficamente, e permitindo pagamentos através de qualquer aparelho móvel -- não apenas celulares.
Segundo Scott Thompson, presidente da PayPal, a ideia não é "embutir" um cartão de crédito no celular. Thompson disse que a empresa está reinventando o conceito de dinheiro para compras, para consumidores e comerciantes. O executivo disse que a solução da empresa terá grande flexibilidade nos modos de pagamento, à vista ou a prazo.
A PayPal quer manter sua posição de liderança como meio alternativo de pagamentos no mundo digital, e sua estratégia inclui serviços adicionais como pagamentos móveis no espaço da loja (usando tecnologias como o NFC, "near field communications"), programas de fidelidade e uma série de funções, como escaneamento de códigos de barras e QR codes, publicidade direcionada por GPS, consulta de estoques em tempo real, pagamentos no ponto de venda -- tudo isso reunido em uma "carteira virtual" de pagamentos.
Analistas do setor veem com bons olhos os planos da PayPal, como um concorrente independente das marcas tradicionais, como bancos, operadoras de cartões e empresas de tecnologia.
Mas fica a questão de como os consumidores vão aceitar esse tipo de serviço, e se vão adotar as transações totalmente eletrônicas no espaço das lojas, usando apenas o celular ou outro aparelho móvel.
O Google concorre com a PayPal no conceito de "carteira virtual", usando a tecnologia NFC -- mas no sistema do Google, os dados são arquivados no telefone e não necessitam de uma conexão de internet para completar o pagamento.
Ainda não está claro se a PayPal será capaz de oferecer um sistema similar, que possa vencer o Google em mercados importantes.
Em seu comunicado, a PayPal também promete que sua solução será muito mais ampla que uma mera "carteira móvel", mas não dá detalhes de como funcionará a carteira virtual abrangente.
O porta-voz da empresa diz, no entanto, que a carteira virtual da PayPal funcionará em todos os espaços, e não apenas em lojas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo quando o usuário estiver em casa, ele poderá acessar o sistema da PayPal e usar todas as funções e facilidades previstas.
A PayPal disse que está realizando vários testes com varejistas na América do Norte, para avaliar as necessidades dos comerciantes e oferecer as melhores vantagens para os consumidores. Uma grande dificuldade para a PayPal é vencer a resistência dos varejistas, e se afirmar como concorrente válido de marcas consagradas como Visa ou MasterCard.
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