sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Compras sociais perdem fôlego nos EUA

Nos EUA, os sites de compras sociais estão mostrando sinais de fadiga. Segundo uma pesquisa da firma Experian Hitwise, as visitas aos principais sites de ofertas caíram 25% de junho a agosto deste ano. E a empresa de análise Compete indica que o líder Groupon teve a primeira queda no tráfego de um mês a outro. A comScore registrou que o Groupon e o LivingSocial registraram quedas no tráfego em junho.
Apesar dos números, a notícia não é exatamente uma surpresa. A tendência dos sites de ofertas e descontos para compras em grupo teve imenso crescimento nos últimos 12 meses, com uma explosão de novos sites. Agora, o consumidor está ficando saturado com tantas opções.
As firmas que medem o tráfego online exibem números diferentes para os dois líderes do setor, o Groupon e o LivingSocial. Segundo a Experian, as visitas ao Groupon caíram 50% na semana passada em comparação com a segunda semana de junho, enquanto o LivingSocial teve aumento de 27% no tráfego nesse período.
A Compete diz que o Groupon teve uma queda de apenas 8,9% nas visitas em julho, enquanto o LivingSocial sofreu um declínio muito maior, de 28%.
Já a comScore calcula que os visitantes únicos do Groupon caíram 22% na semana passada, em comparação com o pico de visitas na semana de 12 de junho, enquanto o LivingSocial teria perdido 54% das visitas no mesmo período.
O líder Groupon, com 46% do total de visitas nos EUA, não comentou os números. O site está se preparando para abrir o capital na bolsa de valores em breve.
O porta-voz do LivingSocial disse que os números de tráfego não são o indicador mais relevante. A empresa diz que está mais preocupada com a satisfação das empresas participantes e consumidores, e que esses indicadores permanecem bastante fortes.
Segundo analistas do setor, a "sazonalidade" pode ser o principal fator para a queda no tráfego. O verão é o período de férias e viagens, e ofertas locais deixam de ser relevantes para pessoas em trânsito. Por outro lado, há aqueles que só usam sites de compras sociais quando viajam: moradores de pequenas cidades fazem mais uso de ofertas quando visitam grandes metrópoles.
Atualmente, existem centenas de sites de ofertas diárias e promoções, e muitos mais oferecendo cupons e barganhas de todos os tipos. O analista da Experian Bill Tancer criou o termo "fadiga de in-box" para explicar o fenômeno: as caixas de entrada de emails entupidas de mensagens e alertas sobre promoções e ofertas acabando cansando o consumidor.
Um problema mais profundo é apontado pelo consultor John Long, da filma Kurt Salmon: o número de sites de ofertas provavelmente já superou o mercado disponível para esse tipo de serviço.
Apesar desse cenário, os sites de ofertas continuam exibindo bons resultados. A Experian comparou o tráfego dos principais sites entre agosto de 2010 e agosto deste ano, e concluiu que as visitas de usuários americanos cresceram 163% em média. O LivingSocial teve aumento de 358% nas visitas em um ano, enquanto o Groupon registrou alta de 179%.
O porta-voz da comScore observou que sempre existe volatilidade nos mercados de varejo online, mas os sites de compras coletivas estão em uma trajetória geral de alta.

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