A rede de cafés Starbucks está na vanguarda das transações de pagamento via celular na América do Norte. O aplicativo da empresa para celulares e tablets está conseguindo aumentar sensivelmente as compras, e mais ainda, aumentando a fidelidade dos clientes.
Segundo reportagem do site Mobile Commerce Daily, a Starbucks está cada vez mais consciente a respeito do papel que os pagamentos via celular representam para a economia da empresa.
Segundo Howard Schultz, presidente e CEO da Starbucks, a empresa já se tornou líder mundial na área de pagamentos por aparelhos móveis -- em termos de volume, transações e valor monetário.
Schultz disse que a Starbucks soube lidar bem com os diversos obstáculos relacionados com a tecnologia de pagamento móvel, e transformou essas dificuldades em uma vantagem estratégica em relação aos concorrentes. Em dezembro de 2011, a Starbucks atingiu a marca de 26 milhões de transações móveis, desde o lançamento de seu programa de pagamentos móveis em janeiro de 2011.
O app da Starbucks para iPhone e celulares do sistema Android permite que os clientes chequem seu saldo de compras e recarreguem o limite através das principais bandeiras de cartões de crédito e débito. O aplicativo gera um código de barras que pode ser usado pelos consumidores nas lojas da rede.
No trimestre fiscal encerrado em janeiro de 2012, a Starbucks informou que os lucros tiveram alta de 16%, chegando a US$ 3,4 bilhões -- um recorde histórico. A empresa disse que o número médio de transações diárias por loja subiu consideravelmente, e esse crescimento tem grande participação do cartão Starbucks Card Loyalty e das transações feitas através do aplicativo móvel.
Os clientes da Starbucks nos EUA carregaram US$ 500 milhões em seus cartões de fidelidade em dezembro de 2012, um crescimento de 23% em comparação com dezembro de 2011.
A rede também ganhou 413.000 novos assinantes do programa My Starbucks Rewards em dezembro passado, elevando o número total de participantes dessa promoção para mais de 3,7 milhões.
Um a cada quatro usuários usa o cartão da Starbucks para compras em outros estabelecimentos. A empresa não especifica quantos desses clientes usam o aplicativo para compras móveis em outras lojas.
Segundo Denée Carrington, analista da Forrester Research, a iniciativa da Starbucks é a maior ação voltada para a adoção de pagamentos móveis, e seu impacto é muito significativo. Carrignton observa que a Starbucks está liderando uma tendência que demonstra o valor econômico (e a economia) que pode ser atingida com o uso da tecnologia de pagamentos via aparelhos móveis.
A Starbucks está em uma categoria muito particular do varejo, já que seu produto (o café e variantes) é um item de consumo muito intenso e frequente por consumidores em centros urbanos. Além disso, os clientes normalmente esperam rapidez nesse tipo de compra. A Starbucks é proprietária dos sistemas de pagamento nos pontos de venda, o que também facilita a evolução tecnológica dos sistemas.
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