sexta-feira, 28 de março de 2008

Tendência: sistemas de auto-atendimento atraem apressados e notívagos

Em um artigo para o StarNewsOnline, Judy Royal oferece um insight sobre o uso de sistemas de self-checkout em mercados, lojas de conveniência e postos de combustível. Segundo ela, certas compras no varejo são determinadas pela pressa da vida moderna e pela crescente troca do dia pela noite por muitos profissionais. Além disso, nos países industrializados, as máquinas de auto-pagamento são uma saída prática para manter lojas de conveniência e mercados funcionando a noite toda. Judy diz que planeja certas rotas do dia para passar por estabelecimentos que usam sistemas automáticos de pagamento, apenas para ganhar tempo. Ela cita uma pesquisa do IHL Consulting Group, que indica que mais de 94% dos consumidores nos EUA já usaram algum tipo de sistema de self-checkout, especialmente em mercadinhos e postos de gasolina -- por sinal, vários postos de gasolina nos EUA só funcionam com pagamento direto na bomba de combustível. Uma outra pesquisa feita pela Self-Service World indica que 37% dos consumidores de mercadinhos preferem os sistemas de auto-atendimento "sempre" ou "quase sempre".
Judy se pergunta se essa tendência é uma praticidade moderna ou uma tragédia causada pela tecnologia. A cordialidade e a hospitalidade do varejo correm risco de extinção em uma socidade de eremitas reclusos? A pressa da vida urbana e jornadas de trabalhos incomuns contribuem para a desumanização do varejo?

Nenhum comentário: