Segundo reporta Susan Salisbury, no Palm Beach Post, os consumidores dos EUA buscam cada vez mais opções saudáveis na alimentação, e isso inclui a carne bovina. Há uma tendência na busca de carne de animais que foram criados e abatidos de modo "natural" -- o que quer dizer rebanhos pequenos em propriedades pequenas, que se alimentam de capim em vez de ração e são abatidos na própria fazenda.
O sistema de produção industrial de carne dos Estados Unidos tem sofrido grandes abalos em tempos recentes, com vários "recalls" de grandes lotes de carne considerados contaminados pela saúde pública, e pela divulgação de vídeos mostrando animais sendo tratados com crueldade nos abatedouros.
Mesmo consumidores que não se consideram ecológicos "xiitas" estão procurando por carne de animais criados de modo mais saudável e humano nos supermercados e açougues.
Os americanos consumiram mais de 14 bilhões de quilos de carne bovina no ano passado, e menos de 2% do gado foi criado em pastos. Mas a busca por carne de animais criados com capim cresceu 30% entre 2006 e 2007.
Um fator que pode influenciar uma guinada significativa no setor é o grande aumento no preço do milho (usado como ração) e dos combustíveis necessários para transportar a carne. Essa escalada de preços está encarecendo o método industrial de produção de carne e tornando a criação natural mais atraente em termos econômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário