Em artigo para a Advertising Age, Mya Frazier diz que um estudo da Nielsen alerta os comerciantes para não exagerarem no marketing de suas ações e posturas ecologicamente corretas -- porque os consumidores vão cobrar (e muito) o cumprimento dessas posturas, e não perdoarão o varejista se a campanha for enganosa. O estudo da Nielsen chama de "greenwashing" as empresas que exageram suas virtudes em campanhas de marketing ecológico, e recomenda transparência e honestidade nas ações.
Isso porque na era da internet existem centenas (talvez milhares) de blogs especializados em vigiar esses comportamentos no comércio e indústria, e qualquer deslize ou fraude é imediatamente divulgado. Só nos EUA, o número de posts em blogs com o tema "sustentabilidade" saltou de 83.000 em setembro de 2006 para 172.000 em dezembro de 2007.
Assim, não adianta uma rede de varejo lançar uma campanha de marketing falando sobre seu uso racional de água e energia para depois ser flagrada desperdiçando justamente esses recursos. Muitos consumidores estão consultando os blogs ambientalistas antes de fazer compras, portanto essa é uma tendência muito forte e não pode ser ignorada por empresas realmente conscientes.
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