segunda-feira, 7 de abril de 2008

Empresa cria "cardápios falantes" para restaurantes


Reporta Barbara Miracle, no Florida Trend, que a empresa Menus That Talk de Miami resolveu apostar em uma tecnologia voltada para idosos e pessoas com problemas visuais. O "talking menu" é um aparelho com uma tela de 10 polegadas, com botões para cada categoria: aperitivos, sanduíches, saladas, pratos principais, etc. Os botões tem letras grandes e também textos em Braille. O aparelho vem com fones de ouvido compatíveis com aparelhos auditivos.
Segundo Susan Perry, CEO da Menus That Talk, o sistema precisava ser simples o bastante para ser usado de olhos fechados. Susan teve a idéia de criar o produto após um jantar com sua sobrinha, que tem problemas visuais.
Os restaurantes interessados podem alugar 5 aparelhos por US$ 120 mensais, ou comprar o conjunto por US$ 3.500. O sistema ainda permite uma grande variedade de idiomas além do inglês: português, espanhol, francês, italiano, mandarim, japonês, alemão e russo. Outros idiomas podem ser incluídos sob encomenda. As alterações no cardápio podem ser feitas online, através de uma conexão USB. Susan diz que a empresa está desenvolvendo um sistema sem fio para atualizar o menu.
Restaurantes em Boca Raton na Flórida e San Antonio no Texas já usam o sistema, e a Disney está avaliando a adoção do menu falante. A Menus That Talk também negocia com algumas cadeias de restaurantes e com o serviço de parques nacionais dos EUA.

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