A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em conjunto com a camara-e.net, realizou na terça-feira (30/06) mais um seminário de e-commerce para micro e pequenas empresas (MPEs), desta vez na Distrital Ipiranga da instituição. Na ocasião, a tônica das discussões manteve-se em torno das grandes tendências do comércio eletrônico, tanto de suas perspectivas quanto ao uso de ações de comunicação para sustentação dos canais de venda.
A superintendente de Marketing da ACSP, Sandra Turchi, reforçou a perspectiva do Brasil fechar 2010 com 100 milhões de internautas, o que corresponde a 49% da população. “Isso deve-se a fatores como a expansão da banda larga nas residências e a influência das lan houses na inclusão digital da baixa renda”, reforça a executiva.
Sandra ainda enfatizou que, embora o e-commerce tenha surgido com um público-alvo majoritariamente masculino, a tendência é que mulheres respondam por mais de 50% das compras online. “Além de atentar-se a esses comportamentos do consumidor, as pequenas e médias empresas devem procurar atuar cada vez mais em nichos, algo que elas são fortemente especializadas”, aponta.
A ênfase em orientar as MPEs a atuarem em nichos foi abordada também pelo diretor-executivo da camara-e.net, Gerson Rolim. “As MPEs já respondem por 20% do faturamento do e-commerce, o que corresponde a aproximadamente R$ 2 bi por ano. A tendência é fecharmos o ano com um crescimento de 40% do setor”, estima o especialista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário