Reporta Paulo Sampaio, no Estado de S.Paulo, já há pelo menos cinco grandes sites nacionais de compras coletivas lidando com ofertas massivas de estética, gastronomia e entretenimento. Se contabilizados os que atuam em praças regionais (isolados em cada Estado), há 250. Em média, são criados dois novos sites por dia. Neles é possível comprar escova progressiva em um cabeleireiro de grife com 70% de desconto: de R$ 500 por R$ 150. Combinado de sushis e sashimis, com 48 unidades, de R$ 68 por R$ 29,90. Entradas de cinema no Kinoplex, de R$ 20 por R$ 8.
Mas os consumidores precisam de atenção com essa nova modalidade de consumo oline.
Já existe um ranking de reclamações. O Peixe Urbano está em primeiro lugar. É o maior e mais antigo site do tipo no País, com sete meses de existência e cerca de 1 milhão de frequentadores. "Quanto maior o site, maior o número de queixas. De 8% a 10% dos consumidores reclamam", explica Maurício Vargas, do site www.reclameaqui.com.br. Com 3,5 milhões de visitantes, o Reclameaqui amedronta os sites porque expõe as queixas dos usuários. Consequentemente, o retorno é muito rápido.
Como ainda são novidade, esses bebês cibernéticos nem sempre têm as três pontas da operação afinadas: o site só deveria despejar ofertas na rede depois de testar a capacidade do estabelecimento (clínica, pizzaria, cabeleireiro). Por sua vez, o estabelecimento não pode, na euforia do retorno, negligenciar o atendimento. E o consumidor precisa aprender a respirar fundo antes de se jogar nas pechinchas.
PRESTE ATENÇÃO...
1.Procure saber exatamente o que está sendo oferecido e em que dias a promoção é válida, para depois não perder a razão em caso de queixa.
2. Uma boa maneira de saber se você vai enfrentar fila é averiguar no próprio site quantas pessoas já compraram a promoção. Dependendo do número, você pode ter de esperar mais de 30 dias para usufruir do cupom da oferta.
3. Se você observar que muita gente comprou a oferta, procure ligar antes para o estabelecimento para saber se é preciso reservar mesa, ou marcar hora.
4. Caso queira efetuar alguma troca ou reclamação e não for atendido pelo SAC do site, comunique sua insatisfação ao www.reclameaqui.com.br. De acordo com os usuários, é a maneira mais rápida de obter retorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário