O ano de 2010 marca a consolidação do celular como uma ferramenta essencial do varejo, tanto para os consumidores como para os varejistas. Segundo a empresa de pesquisas Canalysis, mais de 65 milhões de smartphones chegaram às mãos dos consumidores norte-americanos em 2010. O importante estudo Pew Internet & American Life Project (PDF gratuito) levantou que nove entre dez jovens entre 18 e 29 anos já tem um celular, e esses usuários estão muito inclinados a usar aplicativos de compras. O estudo também aponta que 20% desses jovens já fazem compras de produtos e serviços usando o celular.
De acordo com Dave Sikoria, executivo-chefe da empresa de m-commerce Digby, esse crescimento extraordinário da tecnologia e da base de usuários deve marcar o final de 2010 com resultados muito expressivos nas vendas. Sikoria cita o estudo 2010 Holiday Marketer (PDF), que aponta um crescimento de 13% no m-commerce em 2010 -- e já tinha crescido 10% em 2009. A Experian aponta que 22% dos consumidores pretende realizar alguma compra com o celular nos próximos 12 meses.
Sikoria aponta cinco tendências importantes, que podem ajudar na estratégia de m-commerce dos varejistas:
1) Os smartphones mais avançados estão se tornando a norma. São aparelhos com interfaces mais sofisticadas e conexões mais velozes. Segundo a Experian, : 37% dos usuários nos EUA acessaram sites de varejo usando iPhones, 29% com o iTouch, 13% com o BlackBerry e 12% com o sistema Android.
2) As vendas feitas diretamente via celular estão em crescimento acelerado. Segundo um estudo da ABI Research, até 2015 os consumidores devem gastar cerca de US$ 119 bilhões no mundo comprando bens e serviços usando apenas os celulares.
3) Promoções específicas estimulam as vendas. Os varejistas que apostam em promoções criadas para os usuários móveis confirmam um aumento nas vendas. Usando tecnologias de localização e horários do dia, os varejistas podem atrair a atenção do usuário de modo inédito.
4) Aplicativos bem concebidos compensam o investimento. Os varejistas que investem em aplicativos inteligentes e sofisticados têm mais chances de aumentar suas vendas. Os usuários apreciam apps bem desenvolvidos, especialmente aqueles que facilitam a experiência de compra -- desde a exibição e seleção de produtos até o pagamento e o acompanhamento da entrega.
5) O celular já é oficialmente o 4º canal do varejo. Um número crescente de varejistas no mundo está integrando o m-commerce à estratégia total de vendas, somando-se à ao espaço da loja física, aos catálogos impressos e ao website. Não é uma moda passageira, é uma nova ferramenta que se torna obrigatória para o comércio.
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