terça-feira, 9 de abril de 2013

CLEAN SLATE BRANDS: exemplos ao redor do mundo

Do Trendwatching:

Exemplos de CLEAN SLATE BRANDS que estão causando furor »

Os consumidores sempre se sentiram atraídos por marcas de comida e de bebida locais e autênticas. Eis aqui apenas alguns exemplos inovadores recentes:

Coffee Joulies: Empresa sediada nos EUA permite aos consumidores decidirem sobre a mudança de suas operações para a China

Em dezembro de 2012, os criadores do Coffee Joulies (um produto que permite manter bebidas quentes aquecidas por mais tempo) pediu aos consumidoresque votassem para determinar se a marca devia transferir a produção de sua fábrica norte-americana para uma outra mais barata, na China. Os consumidores podiam ajudar a decidir o endereço da produção usando um código de cupom dos EUA ou da China. Para refletir o custo mais baixo da fabricação chinesa, o cupom da China valia USD 10; já o dos EUA valia apenas USD 5.

Wewi: Primeiro refrigerante orgânico do Brasil é feito com guaraná da Amazônia

Lançado em setembro de 2012, o Wewi é o primeiro refrigerante orgânico a ser produzido no Brasil. A bebida sem álcool de baixa caloria é produzida com guaraná da Amazônia 100% orgânico, açúcar orgânico e água gaseificada, sem aromatizantes nem conservantes artificiais.

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O setor dos transportes é apenas um dos que está vendo o surgimento de CLEAN SLATE BRANDS:

W Motors: Carros esportivos de luxo desenvolvidos no Oriente Médio

Não, as CLEAN SLATE BRANDS nem sempre vão ser mais limpas nem mais progressistas (infelizmente). Em janeiro de 2013, a W Motors, sediada em Beirute, apresentou o HyperSport no Qatar Motor Show. Com motor de 750 hp, o HyperSport é capaz de alcançar a velocidade máxima de 386 km/h e custa USD 3,4 milhões. A marca (que é a primeira de carros esportivos de luxo da região árabe) tinha planos para produzir apenas sete unidades do “hipercarro”, mas recebeu mais de cem encomendas na semana seguinte ao lançamento. Este é um sinal de que consumidores com muitíssimo dinheiro vão gastar quantias seriíssimas em uma CLEAN SLATE BRAND sem histórico nem legado, mesmo que isso envolva mandar um “foda-se” retumbante para qualquer preocupação ambiental :-(

Waze: Aplicativo de navegação que se atualiza com informações dos usuários cresce de 10 milhões para 36 milhões de clientes ao longo de 2012

Para um exemplo de como os consumidores com frequência estão dispostos a oferecer mais informações a CLEAN SLATE BRANDS, é só examinar o caso doWaze, de Israel, um aplicativo de trânsito e navegação para smartphone que funciona com informações pessoais divulgadas pelos usuários para formar mapas editados por comunidades. Longe de causar revolta nos clientes, em 2012 o Waze aumentou sua base de uso de 10 milhões para 36 milhões de pessoas. Uma das razões para isso é que o compartilhamento contribui para fazer um produto melhor: os mapas são atualizados de modo constante e incorporam mudanças “em tempo real” por meio dos dados dos usuários. O Waze também tem um lado social, em que os usuários têm a possibilidade de se conectar com outros motoristas e compartilhar informações sobre problemas no trânsito e preço da gasolina.

Consumidores que adoram conveniência estão adotando produtos e serviços que fazem com que sua vida doméstica fique mais fácil- chegam até a confiar a segurança residencial a CLEAN SLATE BRANDS:

Lockitron: Segurança residencial por aplicativo de smartphone

Lockitron é um aparelho e aplicativo que permite aos usuários trancar, destrancar e compartilhar acesso à porta de entrada de casa de modo remoto, usando o telefone celular. Inicialmente rejeitado pelo Kickstarter, o Lockitron organizou sua própria campanha de crowdfunding para arrecadar fundos por meio de pré-venda. O objetivo inicial de USD 150 mil em encomendas foi atingido em 24 horas; cinco dias depois do lançamento, a empresa tinha arrecadado USD 1,5 milhão, com reservas excedentes em 1.000% em relação ao objetivo inicial.

SmartThings: Controle de objetos pela casa por aplicativo móvel

Em setembro de 2012, o SmartThings arrecadou mais de USD 1,2 milhão no Kickstarter. O SmartThings permite aos usuários conectar objetos físicos à internet, fazendo com que possam monitorar e controlar portas, televisores, ares-condicionados, luzes, aquecedores e outros remotamente, por meio de um aplicativo de smartphone, além de receber notificações quando pessoas ou animais de estimação entram ou saem de casa. Os kits do SmartThings têm preço inicial de USD 299.

As CLEAN SLATE BRANDS estão abalando o setor das finanças pessoais, convencendo os consumidores a entregarem seus dados financeiros (quando não dinheiro vivo) a serviços que prometem mais do que obrigações:

Simple: Start-up de banco digital focado em serviços ao consumidor tem lista de espera com mais de 125 mil pessoas

O Simple oferece aos usuários operações bancárias simplificadas e acessíveis na internet e por meio de aplicativos móveis. Apesar de não ter o legado nem a presença física de um banco tradicional, o Simple lançou suas operações completas em julho de 2012 e começou a atender a lista de espera de 125 mil clientes que vinha se formando desde que o lançamento tinha sido anunciado, em 2010.

TransferWise: Serviço de câmbio conecta usuários e dribla os bancos

O TransferWise, sediado no Reino Unido, é um serviço que conecta consumidores interessados em trocar libras esterlinas e euros (desde novembro de 2012, também inclui dólares) evitando as taxas dos bancos, as altas comissões e/ou as cotações desvantajosas. As moedas são trocadas de acordo com a taxa média de mercado informada por mercados de câmbio mundiais, e não de acordo com as taxas tradicionais dos bancos de varejo, que costumam ser bem piores. Desde que a empresa foi lançada, em janeiro de 2011, os usuários já trocaram mais de EUR 10 milhões e economizaram mais de EUR 500 mil no processo.

No mundo da tecnologia, o ritmo alucinado das mudanças significa que uma CLEAN SLATE BRAND do momento pode ser rapidamente superada pela próxima:

2go: Serviço de mensagens sul-africano supera o Facebook na Nigéria

O aplicativo social de mensagens 2go da África do Sul, registrou forte crescimento no número de usuários em 2012. De fato, na Nigéria, o serviço está colocando o Facebook de escanteio (com mais de 10 milhões de usuários, enquanto o Facebook tem 5 milhões). Segundo informações, o número de usuários do Facebook na Nigéria caiu em mais de 300 mil entre novembro de 2012 e janeiro de 2013; já o 2go afirma adicionar 50 mil novos registros por dia.

Snapchat: Aplicativo de compartilhamento temporário de fotos registra crescimento explosivo

O Snapchat é um aplicativo que permite aos usuários compartilhar imagens que só podem ser visualizadas por quem as recebe durante alguns segundos, antes de se “autodestruírem”. Os desenvolvedores anunciaram em outubro de 2012 que o serviço estava processando 20 milhões de imagens por dia; em dezembro, o número tinha subido para 50 milhões por dia. Um grande contraste em relação ao sucesso limitado do "Cutucar", aplicativo similar do Facebook.

Até na questão da saúde, em que se espera dos consumidores mais cuidado na hora de usar CLEAN SLATE BRANDS, novas opções estão causando furor:

23andMe: Empresa de genética pessoal almeja 1 milhão de clientes

A empresa de teste de DNA de “genética pessoal” 23andMe anunciou, em dezembro de 2012, que tinha arrecadado USD 50 milhões e tinha o objetivo de expandir o exame de genótipos a 1 milhão de clientes, número bem superior aos 180 mil que já tinha perfilado até então.

É claro que este Trend Briefing gratuito é só a ponta do iceberg.

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ONGs e empresas sociais não passam ilesas pelo fenômeno das CLEAN SLATE BRANDS. Apenas um exemplo:

Who Gives A Crap: Marca de papel higiênico doa lucros para ajudar a instalar banheiros no mundo em desenvolvimento

Who Gives a Crap é uma marca de papel higiênico da Austrália que doa 50% de seus lucros para ajudar a instalar banheiros em países em desenvolvimento. A marca atingiu seu objetivo no site de crowdfunding Indiegogo em agosto de 2012 com a arrecadação de USD 50 mil em 50 horas. Um pacote com quatro rolos da marca custa USD 20. Isto é prova de que existe lugar para as CLEAN SLATE BRANDS até nos setores mais estabelecidos e “maduros” ;-)
“As CLEAN SLATE BRANDS com frequência possuem ‘novos’ valores de negócio – como padrões ambientais, éticos e sociais mais elevados – profundamente enraizados em seus modelos e práticas de negócios.”

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