Reporta George Anderson, no Retail Wire, que durante muito tempo o setor de varejo teve restrições em adotar a tecnologia de etiquetas com radiotransmissores (RFID), devido ao alto preço -- especialmente nas etiquetas individuais de produtos nas prateleiras.
Porém, nos últimos 18 meses o preço das etiquetas teve uma queda de 40%, ficando entre 7 e 12 cents de dólar -- até menos em função do tipo e do volume de etiquetas. Já o hardware teve queda de 30% no preço nos últimos dois anos.
O uso dos RFIDs no varejo está evoluindo em paralelo com a curva de preços, e está claro que muitas categorias não exigem o uso das etiquetas eletrônicas. Em outras, o RFID é uma ferramenta essencial para controlar estoques e impedir furtos. As lojas de roupas são as grandes usuárias das etiquetas com radiotransmissores: só nos EUA, mais de um bilhão de itens de vestuário foram etiquetados com RFIDs em 2012, segundo dados da ChainLink Research.
O uso das etiquetas permite que os varejistas visualizem seus estoques, programem a logística e distribuição interna, façam encomendas aos fabricantes, etc.
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