terça-feira, 30 de abril de 2013

PRETAIL Por que os consumidores adoram COMPRAR produtos no estágio da concepção

Do Trendwatching:
PRETAIL: Modo de consumo em que os consumidores tratam as plataformas de crowdfunding como se fossem os novos shopping centers. Por quê? Porque é aí que a demanda atual por produtos e serviços mais inovadores, emocionantes e únicos está mais bem servida (melhor do que em qualquer outro lugar), por um exército de empreendedores e start-ups.
Em 2012, plataformas de crowdfunding baseadas em doações e recompensas (das quais o PRETAIL é uma parte), cresceram 85% – USD 1,4 bilhão (Massolution, abril de 2013).
Dados do líder de mercado Kickstarter mostram o crescimento incrível e a escala global do crowdfunding:
Apresentamos com mais detalhes o que alimenta o PRETAIL:

1. A EXPANSÃO DO CÉREBRO GLOBAL

O crowdfunding possibilitou o surgimento do CÉREBRO GLOBAL (a criatividade, o empreendedorismo e a inteligência coletiva de milhares de indivíduos e start-ups do mundo todo) no consumismo.
E, por meio do mecanismo de financiamento pré-realização, essas plataformas significam que qualquer pessoa que tem uma ideia pode apresentá-la aos consumidores, que podem então efetuar a PRÉ-compra.
Pela primeira vez na história, a diversidade, a criatividade e o simples número de inovações oferecidas na arena do consumo podem se colocar à altura da imaginação dos consumidores. Este movimento representa uma nova igualdade crucial entre oferta e demanda: algo que não existia quando o consumo ocorria nas tradicionais lojas offline/online.
E depois? Obviamente, a sequência seria que os consumidores passassem a sugerir de modo pró-ativo ao CÉREBRO GLOBAL o que desejam ver apresentado/construído. E, depois, alguns deles podem começar a tentar fazer por conta própria, resultando então na convergência máxima do por e do para. É só dar uma olhada no MakeThatThing.com abaixo. E se isso faz com que você se lembre da criação colaborativa, ou CUSTOMER-MADE, você está certo: porém, tenha em mente que a criação colaborativa sempre esteve mais relacionada a marcas que buscam ideias/ajuda junto aos consumidores; desta vez, no entanto, a questão realmente é relativa a consumidores que exigem o que querem dos emprendedores/do CÉREBRO GLOBAL.

2. ENCAIXE PERFEITO NO MERCADO

Foto: Magic Cooking Gloves, financiada com sucesso em janeiro de 2013.
Os consumidores que adoram o PRETAIL se encantam com a emoção de estar à frente, misturada à alegria de encontrar um produto animador ou útil ou relevante de verdade, principalmente se for algo fora do comum ou tão específico (de nicho) que nunca teria chegado à linha de produção de uma marca tradicional.
E como o já mencionado CÉREBRO GLOBAL é capaz de apresentar uma gama infinita de inovações aos consumidores, a custo próximo de zero e risco zero, o mercado do PRETAIL é quase infinito.
Além do mais, como os consumidores só vão PRÉ-comprar as inovações que desejarem – e assim garantir que essas ideias sejam realizadas* – ignorando as que não desejam, a situação fica o mais próximo do mercado perfeito do que qualquer economista poderia imaginar.
* Além disso, o feedback instantâneo dos PRESUMERS ávidos ajuda os inovadores a avaliar com muita rapidez se a ideia de produto atende ou não aos desejos dos consumidores. Este feedback os ajuda a adaptar sua ideia de produto e pode ajudar a garantir que até mesmo produtos que inicialmente erraram o alvo acertem exatamente na mosca quando forem executados.

3. CONFIANÇA INSTANTÂNEA

Foto: a fabricante francesa de capacetes de bicicletas dobráveis, Overade, foi financiada com sucesso em Ulule em fevereiro de 2013.
As barreiras de confiança que no passado podiam impedir os consumidores de adotar o PRETAIL estão se desmanchando totalmente, e com muita rapidez.
Em uma arena de consumo que ganhou transparência com a conectividade online, criadores que não cumprem suas promessas não têm mais onde se esconder. Os consumidores sabem disso, e sabem que os criadores sabem.
Isso significa que os consumidores podem ter FÉ FUTURA* de que a maior parte dos criadores vai entregar os produtos/serviços prometidos. Sim, isso deixa espaço para certo risco. Mas os consumidores vão aceitar o risco minúsculo de não ver o projeto realizado como parte do PRETAIL. Mesmo que um inovador de fato suma com o dinheiro, os PRETAILERS abandonados vão se enxergar como parte de uma comunidade já pronta, comprometida com o financiamento de um produto específico: eles podem simplesmente encontrar outro empreendedor para atender a esta demanda pré-construída. (E é muito provável que a comunidade vá atrás do (não) criador original para cobrá-lo também ;-)
* Consulte o nosso Trend Briefing sobre CLEAN SLATE BRANDS (MARCAS QUE COMEÇAM DO ZERO)para saber mais sobre a FÉ FUTURA.

4. DA PRÉ-VENDA À E-VENDA À VENDA

O próximo passo (e o último) para os produtos de PRETAIL: ser absorvido pelo comércio tradicional e comum.
Na verdade, a nova modalidade de sites de PRETAIL (como Christie Street eCrowd Supply, apresentados abaixo) já está dissolvendo os limites entre PRETAIL e vendas diretas ao facilitar a compra de projetos bem sucedidos pelos consumidores, mesmo que seja muito tempo depois de terem atingido seus objetivos de financiamento (na comparação, o Kickstarter não oferece nenhuma facilidade de e-commerce, o que obriga os consumidores a irem procurar os produtos em outro lugar).
E já existem exemplos que se projetam para fora das plataformas de crowdfunding e chegam às lojas físicas, também em escala global: veja o caso do gibi Dim Sum Warriors lançado no Kickstarter e hoje disponível em livrarias de Cingapura.
Então, se prepare: logo vai surgir o primeiro verdadeiro sucesso absoluto do PRETAIL, comprado (instantaneamente) por milhões de consumidores em lojas “normais”, sendo que a maior parte deles nem vai conhecer a história por trás do produto – ou nem vai se importar em saber qual é.
Foto: O tsaclip, que depois de um lançamento bem sucedido através do Kickstarter em 2011, agora está disponível em lojas do Estados Unidos, França e Hong Kong.


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