Segundo informa Leonardo Lawrence, na Gazeta Mercantil, o "digital signage" (DS) é uma forma de comunicação baseada em displays eletrônicos. Geralmente é instalado em espaços públicos que possuem boa freqüência de pessoas e são utilizados para entreter, informar ou anunciar. O DS é uma forma de publicidade "out-of-home", na qual o conteúdo e as mensagens são exibidos em sinais digitais, com o objetivo de entregar mensagens orientadas para locais específicos em determinadas ocasiões, como elevadores, lojas de departamentos, ônibus, etc. Dessa maneira, oferece retorno superior sobre o investimento em comparação com os meios tradicionais, principalmente impressos, pois possui um custo-benefício melhor.
A China apresenta números impressionantes sobre o uso deste tipo de comunicação. Os chineses exibem uma movimentação de mais de US$ 10 bilhões somente nessa área, segundo dados oficiais, em 3 empresas listadas na Nasdaq (Focus Media, AirMedia e VisionChina).
O conteúdo exibido nas telas de digital signage pode variar de simples textos a imagens de vídeos "full-motion", com ou sem áudio. Alguns operadores de redes de digital signage, e empresas que já usam o serviço (principalmente na área de varejo), comparam o uso deste tipo de comunicação aos canais de televisão, mostrando entretenimento e conteúdo informativo intercalados com publicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário