Reporta Karlene Lukovitz, no Marketing Daily, que as expressões "natural" e "orgânico" foram as mais frequentes nos lançamentos da indústria de alimentos e bebidas em 2008 no mundo. Termos como "100% natural", "sem aditivos ou conservantes", "orgânico" e "integral" estiveram presentes em 23% dos novos produtos ao redor do globo (comparado com 20% em 2007). Nos EUA, esse percentual ficou em 33% (comparado com 27% em 2007).
Já os alimentos "fortificados" (com vitaminas extras ou cálcio) tiveram declínio de 6% para 5% nos lançamentos mundiais e estacionaram em 6% nos EUA. Os alimentos com "menos" no rótulo (menos gordura, menos calorias, etc) também experimentaram declínio no mercado mundial.
Segundo a especialista em novos produtos da Mintel, Lynn Dornblaser, no passado os produtos com baixas calorias e sem gordura eram sinônimo de boa alimentação. Agora esse visão parece ultrapassada -- hoje, os produtos integrais e puros estão dominando as prateleiras.
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