Reportam Melissa Allison e Amy Martinez, no Seattle Times, uma pesquisa recente da firma Hartman Group indica que a fidelidade dos consumidores está passando das marcas para as lojas, especialmente aquelas que oferecem uma boa experiência de compras.
Segundo economistas e especialistas em mercado, a recessão nos EUA deve causar mudanças de longo prazo e até permanentes nos hábitos dos consumidores. Segundo a pesquisa do Hartman Group, essas mudanças já haviam começado antes mesmo da crise econômica. A firma passou anos estudando os hábitos dos consumidores e detectou que as pessoas não se relacionam mais com as marcas e produtos como antigamente -- talvez pelo execesso de ofertas disponíveis atualmente. Segundo Michelle Barry, vice-presidente do Hartman Group, conquistar a atenção do consumidor exige táticas diferentes, buscando criar uma intimidade maior na experiência de compras.
A Hartman aponta a Apple como um das poucas empresas que realmente entende essa mudança de mentalidade do consumidor, e também aplaude a Procter & Gamble por investir em redes de produtos para carros e produtos de beleza masculina -- um sinal que a corporação pode estar ensaiando sua entrada no varejo.
O ambiente acolhedor, os produtos de boa qualidade, dispostos com cuidado, bom atendimento -- todos esses elementos tornam a experiência da compra mais agradável para o cliente (não por coincidência, são o oposto do tradicional modelo de supermercado padronizado).
Veja abaixo um vídeo com essa reportagem do Seattle Times, mostrando como os consumidores apreciam a venda de queijos artesanais em um mercado:
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