Em entrevista para Rosenildo Gomes Ferreira, na IstoÉ Dinheiro, o diretor do Instituto Akatu fala sobre as transformações que a internet e a conscientização ambiental causaram sobre o consumidor -- e seus impactos nas empresas, em todos os setores da cadeia produtiva.
Segundo Hélio Mattar, as empresas que quiserem sobreviver terão de adotar uma postura transparente e valorizar a responsabilidade socioambiental.
Mattar cita o exemplo do recente boicote de grandes redes de varejo como Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar à carne vinda de áreas desmatadas na Amazônia, depois de denúncia do Greenpeace. Segundo Mattar, o caso mostra
que houve uma enorme mudança na sociedade brasileira: "se há dez anos acontecesse essa mesma denúncia, certamente boa parte dos consumidores não teria uma percepção da relação entre o desmatamento e o aquecimento global. Nem mesmo da ilegalidade presente em uma cadeia produtiva específica. A forte repercussão fez com que os frigoríficos abandonassem o discurso inicial de minimizar o problema e se comprometessem em adotar práticas sustentáveis. A reação se deve a uma série de fatores que incluem desde o trabalho de sensibilização dos consumidores, feito pela mídia e também por ONGs como o Akatu, até a evolução no processo de responsabilidade socioambiental das empresas", disse o executivo.
A respeito da influência da internet, Mattar observa que o consumidor é influenciado pelas informações que ele recebe. "Na sociedade do passado, há cinco anos, a função de informar o consumidor era somente da grande mídia. Hoje, 47% dos brasileiros têm acesso a internet em casa, no trabalho ou em Lan Houses. E a navegação se dá basicamente por redes sociais como Orkut, MySpace, Facebook, além de dispositivos via aparelho celular como Twitter e SMS. E isso certamente muda a velocidade da reação do consumidor à informação. Por isso, os consumidores já estão no comando. As empresas ainda não perceberam o risco que estão correndo com o poder dessa interconectividade", disse ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário