Segundo o site VatorNews, o Google teria fechado na manhã desta segunda-feira, 29, a aquisição do site de compras sociais Groupon por cerca de US$ 2,5 bilhões. Já Kara Swisher, do All Things Digital, diz que a oferta do Google pode chegar a US$ 5,3 bilhões, mais US$ 700 milhões em bônus.
Boatos sobre a compra do Groupon pelo Google estavam circulando no mercado desde o início de novembro. No começo do mês, o Groupon estaria negociando uma rodada investimentos que valorizaria a empresa em torno de US$ 3 bilhões. Esse boato foi acompanhado por indicações de que o Yahoo estaria interessado em pagar até US$ 4 bilhões pelo site. No primeiro semestre, o site All Things D já havia noticiado a possibilidade de uma negociação entre o Yahoo e o Groupon, mas o site de compras acabou desistindo da oferta avaliada em US$ 1,7 bilhão.
O Groupon se tornou um dos tópicos mais quentes do e-commerce este ano. Criado em 2008, o site é um ótimo exemplo da nova geração de empresas de internet. Ao contrário da primeira onda de empresas "hype", onde havia muito ar quente e poucos resultados reais, o Groupon exibe um faturamento impressionante, que chega na casa dos US$ 50 milhões mensais.
Com 20 milhões de assinantes regulares e presença em 29 países na América do Norte, Europa, América Latina e Ásia, o Groupon inspirou dezenas de clones, alguns deles muito bem sucedidos (como o LivingSocial).
Se a aquisição pelo Google se confirmar nos próximos dias, a transação será um terremoto no setor, movimentando grandes empresas e várias firmas de investimentos como as americanas Accel Partners e Battery Ventures, e a russa DST Global. O acordo também deve chamar a atenção das autoridades, devido à concentração de mercado.
Se o Google fechar a compra do Groupon, a transação será similar à compra do YouTube em 2006, por US$ 1,6 bilhão. Na época, muitos acharam o preço muito elevado, mas 4 anos depois é evidente que o negócio deu o domínio do Google sobre o vídeo online. Com o Groupon, o Google pode dominar uma área muito importante e popular do comércio eletrônico.
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