quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Só rádio e freezer não aproveitam expansão nas vendas de eletros

Segundo nota da Folha de S. Paulo, com a expansão do consumo nos últimos anos, cresceu a participação dos eletrodomésticos e eletrônicos nas residências brasileiras. De 2002 para 2009, mais famílias passaram a ter TV colorida, geladeira, máquina de lavar roupa e microcomputador. As exceções são o rádio e o freezer.
No primeiro caso, a presença ficou estável; no segundo, caiu de 18% para 15%. Os dados fazem parte do levantamento realizado pelo Instituto Data Popular, com dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE, com informações de 2002 e 2009.
"O rádio passou a estar presente em outros produtos, como celulares e aparelhos de DVD. Virou um acessório e, por isso, não houve uma evolução dele nos últimos anos", afirma Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular.
Já no caso do freezer, as famílias cada vez mais substituem o produto pelas geladeiras dúplex (com duas portas). "Antigamente havia a necessidade de estocar alimentos, por causa da inflação alta. Isso não ocorre mais", afirma.

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