A marca italiana de moda masculina Ermenegildo Zegna finalmente revelou seu projeto secreto: uma loja virtual em 3D (a in_STORE) e um aplicativo móvel que busca reproduzir a sensação de estar em uma loja de verdade. Antes do lançamento, a Zegna fez uma campanha para atrair os clientes, e mais de 1.000 pessoas se inscreveram para o evento, antes mesmo do lançamento.
Segundo Chris Ramey, presidente da consultoria de varejo de luxo Affluent Insights , a estratégia da Zegna criou uma grande expectativa em consumidores de alto poder aquisitivo. E é raro que uma marca de alto luxo deixe sua forma tradicional para investir em novas tecnologias de varejo. Ramey disse que a Zegna criou uma emoção positiva ao redor do lançamento da loja virtual.
A Zegna tem lojas de cimento e tijolo estrategicamente localizadas em Milão, Nova York, Las Vegas, Tóquio, Dubai, Hong Kong, Shanghai, Shenzhen, Hangzhou e Chengdu.
A loja virtual foi inaugurada oficialmente na manhã do dia 23 de junho. O ambiente em 3D cria uma sensação de passeio pela loja, com todos os detalhes característicos. O lançamento da loja virtual coincidiu com a inauguração da nova megaloja da marca em Paris, que foi desenhada pelo famoso arquiteto Peter Marino, também responsável pelo conceito visual da marca ao redor do mundo.
Ao entrar na loja virtual pela primeira vez, os usuários são saudados pela atriz e modelo Milla Jovovich, que explica como navegar no site e no aplicativo. Um vídeo curto mostra o layout dos dois pisos da loja virtual.
A partir desse layout, os usuários podem navegar por diferentes seções da loja. Ao clicar no ícone "mapa", o aplicativo oferece uma visão aérea de cada piso, onde podem ser vistas as mercadorias divididas por categorias (por exemplo, ternos, sapatos, acessórios)
Os consumidores podem então clicar em "navegar", e será apresentada uma série de fotos de produtos daquela seção, mostrando a variedade de modelos e cores. Ao selecionar qualquer item exposto nos balcões virtuais, o usuário é enviado para uma página com informações para a compra do produto.
A loja virtual foi criada por James Lima, o consultor visual do filme "Avatar". O que chama a atenção é que a Zegna desenvolveu um conceito de loja virtual que integra moda, efeitos visuais de Hollywood e tecnologias digitais, incorporando as três áreas de uma maneira nunca antes vista no varejo.
A loja pode ser vista no site www.zegna.com, e o aplicativo pode ser baixado na loja da Apple.
Apesar de ter sido muito bem recebida por consumidores e analistas do setor de varejo, a loja virtual de Ermenegildo Zegna não é uma unanimidade. O próprio Chris Ramey não aposta muito no impacto da loja 3D. Segundo ele, o aplicativo da Zegna, apesar de muito bem realizado, não deve causar uma revolução nas compras online, do mesmo modo que a TV 3D não mudou muito a forma de ver televisão.
Mesmo assim, uma "fila virtual" de 1.031 pessoas se formou nas horas que antecederam o lançamento oficial do site. E isso já é um bom indicador de que o investimento tem grande chance de sucesso.
A atriz Milla Jovovich estrela o vídeo de lançamento da in_STORE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário