Segundo nota do Propmark, o Brasil saltou, este ano, para a primeira posição do ranking da consultoria norte-americana A.T. Kearney entre os países e mercados emergentes mais atrativos em expansão de varejo. Em 2010, o Brasil ocupava a 5ª posição entre 30 pesquisados no 10º índice anual Global Retail Development Index (GRDI).
O ranking é constituído a partir de 25 variáveis, incluindo risco econômico e político, atrativos de mercado varejista, saturação e capacidade de crescimento do varejo local. Em 2011, a América Latina ainda tem, entre seus representantes, o Uruguai, na 2ª posição; o Chile (3º) e o Peru (8º).
Quanto à saturação, é o varejo de alimentos o segmento que mais sofre no País, dada a grande quantidade de empresas competidoras. Já em atratividade, o Brasil figura com 100 pontos, a máxima da métrica de avaliação, alcançada, de acordo com os consultores da A.T. Kearney devido a capacidade do varejo e da economia no País em superar crises incentivando o consumo.
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