Misteriosos quadrados com desenhos e símbolos estão aparecendo em todos os lugares. Os quadrinhos com padrões em preto e branco podem ser vistos nos cantos de anúncios de jornais e revistas, em páginas da web e em corredores e gôndolas de supermercados. Chamados de "quick response codes" ("códigos de resposta rápida", ou QR Code), essa nova forma de interatividade tem grande potencial para o varejo.
Os códigos QR já são considerados como o código de barras da era digital -- só que podem conter muito mais informações, que podem ser acessadas pelos consumidores com smartphones e tablets. O QR pode abrir uma página na web, uma imagem ou vídeo, e até completar uma ligação telefônica com a marca ou loja.
A tecnologia não é exatamente nova, existe há vários anos. Mas apenas recentemente começou a ser adotada por varejistas nos EUA e Europa, na busca de novos meios de conexão com o consumidor. A indústria registra um crescimento muito acentuado: a maior empresa de códigos QR diz que o número de quadrinhos usados pelo varejo saltou de 80.000 por mês em 2009, para mais de 2 milhões de códigos mensais este ano.
Segundo Colin Gibbs, analista da firma GigaOm Pro, os anunciantes e agências consideram o QR como a ferramenta mais quente e promissora no marketing para aparelhos móveis. Gibbs destaca que os códigos QR são baratos e fáceis de usar nos pontos de venda, e permitem grande versatilidade em campanhas (os quadrinhos QR podem ser pequenos como um anúncio de jornal ou grandes o bastante para serem aplicados em assentos de estádios, ou até cobrir a fachada toda de um prédio)
A famosa loja Macy's de Nova York está usando códigos QR em todos os seus departamentos. Os compradores que apontam a câmera de seus smartphones para os códigos podem acessar vídeos diretamente na tela do celular, com dicas de uso dos produtos.
Os clientes da rede Home Depot podem usar os códigos QR para ver guias passo a passo de como usar os materiais comprados na loja.
A cervejaria Miller Beer estampou QRs nas latas da Lite Beer para uma grande promoção neste verão nos EUA.
Grandes marcas como Gap, Target, Starbucks e Ford estão usando QRs em suas atuais campanhas de marketing.
Os códigos QR foram inventados em meados dos anos 90 no Japão, o país que foi pioneiro no uso de smartphones. Há mais de uma década, as lojas japonesas do McDonald's usam QRs nas embalagens de seus hambúrgueres.
A explosão do uso dos QRs nos EUA e Europa se deve ao surgimento de novos celulares e tablets, com câmeras de alta qualidade e aplicativos atraentes e bem desenvolvidos. Segundo previsão da Nielsen, metade dos usuários americanos terão um smartphone até o final de 2011.
A penetração entre os consumidores ainda é relativamente baixa. Segundo avaliação da Forrester Research, apenas 5% dos usuários de smartphones nos EUA já escanearam um código QR no varejo. Mas o número está crescendo rapidamente. Cerca de 25% dos usuários de celulares do sistema Android e 7% dos usuários de iPhones testaram um QR no segundo trimestre de 2010, e esse número deve crescer significativamente este ano.
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