quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Auto-pagamento valorizado por consumidores dos EUA

Uma nova pesquisa realizada pela firma Empathica apontou as tecnologias mais valorizadas pelos consumidores em lojas dos EUA e Canadá. As máquinas de auto-pagamento aparecem em primeiro lugar na lista, valorizadas por facilitar a experiência de compras. Sites de e-commerce de uso prático e simples aparecem em segundo lugar, e os quiosques oferecendo informações, cupons e receitas estão em terceiro. Em quarto lugar, estão ofertas e promoções enviadas por email ou celular. Em quinto, o acesso wireless à internet no espaço da loja.
A Empathica entrevistou mais de 16.000 consumidores na América do Norte para gerar o relatório 2011 Consumer Insights Panel. A Empathica tem alguns dos maiores varejistas dos EUA como clientes.
A pesquisa mostra diferenças entre os consumidores dos EUA e Canadá. Enquanto 65% dos consumidores americanos consideram as máquinas de auto-pagamento importantes, apenas 54% dos canadenses pensam assim. Na verdade, mais da metade dos canadenses entrevistados disseram que não encontraram esse tipo de equipamento nos mercados, indicando que a tecnologia não é tão comum no Canadá como é nos EUA.
Segundo Brian Jones, vice-presidente de mercados e produtos industrializados da Empathica, as marcas têm a chance de se diferenciar dos concorrentes ao implementar tecnologias desejadas pelos clientes. O executivo disse que em um ambiente de contínua evolução tecnológica, as lojas precisam avaliar estrategicamente as novas tecnologias, e como elas podem atrair mais consumidores para as lojas.
A pesquisa também apontou diferenças entre homens e mulheres, no que se refere às tecnologias usadas pelas lojas. Cerca de 51% das mulheres avaliaram positivamente as promoções enviadas por email ou celular, em comparação com 46% dos homens. Além de aprovar as ofertas enviadas eletronicamente, a maioria das mulheres (57%) afirmou que um site fácil de usar é essencial para a experiência de compras. Entre os homens, 51% acham que um site fácil de usar é importante.
O estudo mostrou que a tecnologia é um fator cada vez mais importante na experiência de compras, segundo Jones. Ele observa que os varejistas devem avaliar cuidadosamente as tecnologias mais visíveis para o consumidor, com especial atenção para a segmentação da clientela. Essa atenção é essencial, porque o varejista corre o risco de perder consumidores se não souber dosar o uso de novas tecnologias na loja -- levando em conta que há muitos consumidores que rejeitam (ou têm medo) do excesso de máquinas nas lojas.
O Insights Panel revelou ainda que 80% dos consumidores entre 18 e 24 anos acreditam que a tecnologia nas lojas é um fator importante na experiência de compras. Esse percentual cai significativamente em função da idade: apenas 44,5% dos clientes acima de 65 anos concordam com essa afirmação.
Jones disse que à medida em que as gerações atuais se tornam mais velhas, a pressão deve aumentar sobre os varejistas para a implementação de mais tecnologias de serviço. A vantagem para as empresas que investirem em tecnologia será uma base maior de clientes.
Uma pesquisa realizada pela Empathica em 2010 indicou que 78% dos norte-americanos consideravam os supermercados e mercearias como as empresas que mais bem implementaram novas tecnologias. Ganham avaliação negativa nessa pesquisa as redes de fast food, restaurantes populares, lojas de departamentos e hotéis.
O estudo completo pode ser visto no site www.empathica.com/insights.

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