De acordo com o 2º Estudo Global Neoconsumidor, realizado pela GS&MD-Gouvêa de Souza em parceria com o Grupo Ebeltoft, os internautas brasileiros estão entre os que mais têm explorado as novas tecnologias para realizar suas compras. Do total de 700 entrevistados no País, 96% deles já realizaram compras pela Internet, contra uma média mundial de 90%.
A pesquisa foi concentrada no consumidor que tem acesso a diversos canais, inclusive aos digitais – Internet , celular e TV interativa – que permitem a realização de compras, comparações e pesquisas online.
Dentro da amostra, 69% dos participantes eram das classes A-B, 23% da classe C e 8% das classes D-E. Ao todo, a pesquisa ouviu 10 500 pessoas em 15 países (Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, México, Portugal, Reino Unido, Romênia e Turquia).
Os brasileiros também mostram utilizam mais os sites de compras coletivas. Mais da metade (51%) dos entrevistados no País já adquiriram produtos ou serviços desta maneira. A média global ficou em 28%.
Outro destaque nacional: entre 2009, data da primeira edição do estudo, e 2011, saltou de 49% para 84% o índice de internautas que buscam na Internet as informações sobre os produtos antes de efetuarem as compras nos pontos de vendas físicos.
Em contrapartida, quando o canal é o celular, o consumidor brasileiro ainda demonstra resistência. O índice de pessoas dispostas a receber propaganda pelo celular caiu de 42% para 37%. Mais: apesar de 35% dos entrevistados afirmarem que o pagamento móvel fará parte do futuro, 22% acreditam que o método não funciona no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário