Reporta Anne D'Innocenzio, no Kansas City Star, que os varejistas e grandes fabricantes dos EUA estão atentos aos blogs criados por consumidores desde o início da crise financeira como um meio de adaptar suas estratégias de venda a uma nova realidade no consumo. Melissa Garcia (foto ao lado), que mantém o blog ConsumerQueen, tem 30.000 leitores mensais -- seu estilo direto e irônico é um dos atrativos do site. Erin Chase é outra blogueira que escreve o site $5 Dinners, cujo foco são refeições que custam no máximo 5 dólares. Erin começou a escrever inspirada na necessidade de alimentar sua família em tempos de cinto apertado -- ela tem dois filhos, de 2 e 3 anos. Além de darem dicas sobre ofertas e descontos, "mães blogueiras" como Melissa e Erin usam seus blogs para reclamar de produtos caros, de promoções mal direcionadas, de ofertas enganosas ou frustrantes. E as empresas estão lendo essas mensagens com enorme atenção e até preocupação.
No atual período de recessão, esses blogs escritos por donas de casa e consumidores comuns são o termômetro mais sensível dos erros e acertos dos varejistas e marcas de consumo. Empresas como Wal-Mart, Procter & Gamble, Gap, Old Navy e várias outras estão dedicando tempo e pessoal para acompanhar essa explosão de blogs de consumidores, e tentar oferecer soluções e respostas para as reclamações mais frequentes.
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