quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Agência ambiental critica 7-Eleven por embalagem de bananas

Segundo nota do Seattle Times, a rede de lojas de conveniência 7-Eleven começou a testar nos EUA a venda de bananas embaladas individualmente em plástico -- um sistema que pode manter a banana amarela e firme por até cinco dias, em vez de amadurecer totalmente em dois dias. O consumidor norte-americano tende a recusar bananas que tenham qualquer mancha marrom.
Mas a agência Natural Resources Defense Council (NRDC) criticou a iniciativa da rede, que está testando a embalagem em 27 lojas na área de Dallas (Texas). Segundo a porta-voz da NRDC Jenny Powers, criar uma nova embalagem plástica no varejo não é um solução sustentável. Ela disse que deve existir um modo melhor de envolver as bananas -- que afinal de contas, já têm uma embalagem natural.
A empresa Fresh Del Monte, que está fornecendo as bananas para o teste, disse que está procurando uma versão mais sustentável para as embalagens. A Fresh Del Monte alega que aumentar a duração das bananas na prateleira pode reduzir as emissões de carbono, ao diminuir a frequência de entregas nas lojas.
Se for bem sucedido, a 7-Eleven pode adotar a embalagem em suas quase 5.800 lojas até 2010. A rede vende mais de 27 milhões de bananas por ano.

Nenhum comentário: