quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Site vende "camisetas surpresa"


A loja online Hipstery aposta que, em mundo cada vez mais lotado de informações e escolhas, os consumidores podem sentir falta de surpresas. É por isso que não há estampas para escolher no site: em vez disso, o usuário define o tamanho, paga 17 euros (mais entrega) e responde um rápido questionário. A partir daí, os "cientistas de design" da Hipstery processam as respostas usando um algoritmo para escolher uma camiseta exclusiva, a partir de um estoque que é formado em boa parte por modelos fora de linha, de pequenos fabricantes. O cliente só saberá a estampa escolhida quando abrir o pacote enviado pelo correio.
O site é sediado em Leipzig (Alemanha) e é um bom exemplo do modelo "opaco" de negócios, uma "anti-tendência" oposta à transparência absoluta que muitos preferem. O site informa que trocará as camisetas que o consumidor não gostar, e uma garantia de devolução do dinheiro se errarem na segunda vez.

Nenhum comentário: