sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Walmart e Amazon.com entram em guerra de preços por livros

Reportam Miguel Bustillo e Jeffrey A. Trachtenberg, no Wall Street Journal, que o Walmart.com iniciou uma guerra de preços de livros com a rival Amazon.com. A Amazon anunciou que venderia títulos muito esperados pelos leitores por apenas US$ 10 no site. Entre eles, o novo romance de Stephen King, "Under The Dome" e a autobiografia da ex-governadora do Alasca, Sarah Palin. Poucas horas depois, o Wal-Mart anunciou que venderia os mesmos livros por US$ 9. Segundo Raul Vasquez, CEO do Walmart.com, "se vai existir um 'Wal-Mart da web', esse site vai ser o proprio Walmart.com'. Vasquez diz que a empresa está empenhada em se tornar o maior e mais visitado website de varejo no mundo.
Além da promoção de livros novos por menos de US$ 10, o Walmart.com também está oferecendo 200 best-sellers com 50% de desconto. A guerra de preços não foi bem recebida pelo setor editorial dos EUA -- as editoras temem que a estratégia condicione os consumidores a esperarem novos títulos por US$ 10, uma faixa de preço que forçaria a reformulação do modelo comercial do setor como um todo, afetando até o pagamento para os autores. Alguns autores, porém, se mostraram otimistas com a idéia. Dean Koontz, autor de vários best-sellers policiais, diz que os descontos podem representar um volume maior de vendas. Koontz se mostrou mais preocupado com o efeito dessa ação sobre as livrarias independentes, que podem ser muito prejudicadas por uma estratégia tão agressiva de descontos.

Nenhum comentário: