quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Máquina no EUA recolhe celulares usados


De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA, apenas 10% dos 140 milhões de celulares vendidos no país em 2007 foram reciclados. Para tentar solucionar o problema, foi criada a EcoATM, uma máquina automática que facilita o descarte de aparelhos, com incentivo finaneiro para os usuários.
O processo é simples: o usuário deposita o celular na máquina, que analisa o aparelho e dá um valor a ele. Se o aparelho tiver valor de revenda, o consumidor ganha um crédito para ser usado na loja, ou pode doar o valor para caridade. Se não tiver valor monetário, o cliente pode optar pela reciclagem do aparelho.
A primeira EcoATM foi instalada na cidade de Omaha (Nebraska), e se mostrou um sucesso, com mais de 20 celulares coletados em um dia. A máquina é bastantes interessante para os varejistas e fabricantes, e ajuda no cumprimento de leis federais. Atualmente, a máquina só recebe telefones, mas em breve poderá aceitar vários outros produtos eletrônicos, como tocadores de MP3, câmeras digitais e até computadores e impressoras. Estima-se que os equipamentos eletrônicos abandonados (e não reciclados) representem um valor de cerca de US$ 12 bilhões nos EUA, além do risco de poluição do ambiente.

Nenhum comentário: