Reporta Claire Cain Miller, no New York Times, que um dos maiores problemas do comércio eletrônico é o abandono das compras antes do pagamento. Isso ocorre por uma série de motivos -- as compras pela web podem ser interrompidas por outras atividades do usuário, por falhas no design do site e por defeitos técnicos.
Esse dilema do "carrinho de compras abandonado" existe desde o surgimento do comércio eletrônico, mas os varejistas online estão dando uma atenção muito maior a ele nos últimos meses, devido aos efeitos da crise econômica. Muitos sites estão testando várias técnicas para convencer os usuários a finalizar suas compras.
Os compradores online dos EUA gastaram US$ 130 bilhões no ano passado, de acordo com dados da comScore. Mas as lojas perderam (e perdem) muito mais porque os clientes tendem a abandonar o carrinho quando encontram problemas na hora de finalizar a compra.
Muitos consumidores enchem seus carrinhos apenas para registrar itens de interesse ou para calcular os custos de entrega e impostos, sem de fato terem intenção de comprar. Não há dados precisos, mas algumas empresas avaliam que apenas 3% dos usuários de sites de e-commerce realmente fecham as compras. O medo do arrependimento é um dos maiores motivos para o abandono das compras online, segundo diz Dan Ariely, professor de economia comportamental do M.I.T. Afinal, na web é muito mais fácil descobrir que o item que você comprou ontem está em liquidação em outro site.
As lojas estão tentando combater esses comportamentos. As lojas Zappos.com e Overstock.com criam uma sensação de urgência nos consumidores, alertando que um item colocado no carrinho está quase esgotado no estoque.
Outros sites desenvolveram liquidições de tempo extremamente curto. A Gilt.com oferece itens com descontos por 36 horas ou até os estoques acabarem, e a Neiman Marcus faz liquidações relâmpago de apenas duas horas, exclusivamente no site.
Essas estratégias fazem as pessoas ficarem ansiosas por perder as ofertas, e se arrependerem de não finalizar a compra.
Outros sites usam as resenhas feitas por consumidores em redes sociais como incentivo. Para consumidores de produtos como computadores, tênis ou móveis, a opinião em redes sociais é um fator importante.
Outros sites tentam facilitar o processo de check-out, oferecendo meios alternativos de pagamento. O eBay comprou o sistema "Bill Me Later", que permite que a pessoa finalize a compra com um único clique, e recebe a conta depois pelo correio.
A empresa TrialPay oferece um produto gratuito se o cliente comprar outro item. O consumidor pode pagar US$ 30 por um software, por exemplo, ou ganhar o programa de graça se assinar o serviço Netflix. A Netflix paga a TrialPay por novos consumidores.
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