Segundo reporta Sarah Needleman, no Wall Street Journal, grandes redes de restaurantes dos EUA resolveram por o pé na estrada (ou nas ruas) para vender suas refeições diretamente para os pedestres urbanos. Franquias como Cousins Submarines, Tasti D-Lite e Toppers Pizza lançaram versões móveis de suas lojas, para competir no mercado de comida de rua. Segundo analistas, essa é uma tendência em rápido crescimento no país, e até o final deste ano marcas nacionais, reconhecidas no país todo, também deverão estrear versões móveis.
Pela primeira vez em sua história, a feira anual da National Restaurant Association abriu um espaço exclusivo para restaurantes móveis -- com vários vendedores de modelos de cozinhas móveis e acessórios. Esse nicho evoluiu muito, desde os primeiros carrinhos de lanches de rua, que surgiram ha mais de um século. Hoje, vans e caminhões equipados com cozinhas completas podem oferecer uma grande variedade de opções culinárias.
As vantagens para um restaurante móvel de uma marca conhecida são muitas: não há necessidade de comprar ou alugar um imóvel, há redução nos impostos, a possibilidade de trabalhar com equipes enxutas e, claro, a facilidade de mudar de endereço de acordo com o público. Por outro lado, as cidades norte-americanas impõem muitas regras para a venda de alimentos nas ruas, e o número de licenças é limitado. Em Nova York, há um limite anual de 3.000 licenças, e a fila de espera poder chegar a 10 anos.
Essa tendência de restaurantes móveis atende a uma demanda dos consumidores de grandes cidades, que têm pouco tempo para almoço e estão sempre apressados.
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