Informa Bruno Galo, na IstoÉ Dinheiro, que o site de compras coletivas Groupon está se tornando um negócio bilionário, com foco cada vez maior nas economias emergentes. Criado em 2008 por Andrew Mason, um jovem de 29 anos, o site está mostrando um crescimento mais veloz que o Google, a Amazon ou o Facebook. E ao contrário de muitas empresas badaladas na web, que foram compradas por muitos bilhões mas ainda não exibem lucros, o Groupon possui um modelo de negócios claro e eficiente -- que dá lucros.
Mason que se descreve como um “típico geek recluso” cresceu no subúrbio de Pittsburgh, perto de Chicago. Aos 6 anos, ele começou aulas de piano e até os 20 poucos queria seguir a carreira musical. Programador autodidata, ele lançou em novembro de 2007 um site chamado The Point que era para fazer petições online e angariar apoio para todos os tipos de causas. O site fez algum barulho, mas não era rentável. Foi depois disso que Mason começou a maturar a ideia do Groupon. O site foi um sucesso instantâneo, surfando na crista do sucesso das redes sociais nos EUA e Europa, mesmo em plena crise financeira.
Agora a empresa entra com força no Brasil, onde a operação já tem mais de 600 mil usuário cadastrados. Mason diz que o plano é expandir a atuação do site para mais cidades e regiões do Brasil, que ele considera um dos cinco principais mercados da empresa, mas pode chegar a ser o segundo maior -- o consumidor brasileiro é muito social e a empresa vê aqui um crescimento maior que em qualquer outro mercado que atua. Mason diz que vai investir agressivamente no Brasil, reconhecendo que a concorrência local é forte.
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