Reporta Rodrigo Caetano, na IstoÉ Dinheiro, que o setor brasileiro de agências online de viagens cresce em ritmo chinês na América Latina. Até 2012, as vendas de passagens e pacotes turísticos por meio dessas companhias devem dobrar na região, chegando a US$ 5 bilhões.
Só neste ano, os consumidores deixarão com o setor US$ 3,4 bilhões, estima a empresa de pesquisas PhocusWright. E as oportunidades são ainda maiores. Atualmente, o mercado online latino-americano, incluindo as vendas diretas, responde por 18% do total, porcentual bem abaixo do registrado nos mercados desenvol vidos, que gira em torno de 35%. O bom desempenho anima as empresas, que já falam em ampliar os setores de atuação.
A Decolar.com, empresa argentina líder em vendas online de passagens aéreas na região, está investindo US$ 8,5 milhões para entrar no segmento de hotéis e pacotes turísticos, incluindo cruzeiros. A companhia pretende ainda dobrar o número de funcionários, atualmente em cerca de 550. Os planos incluem o mapeamento de todos os hotéis brasileiros até o final deste ano e o lançamento de uma plataforma de pesquisas melhorada.
No negócio de pacotes de viagem, Decolar e Expedia vão enfrentar um osso duro de roer. Ele atende pelo nome de CVC, a maior agência de viagens do Brasil, líder absoluta do segmento, com cerca de 70% do mercado. Segundo Camanzano, a força das agências online está em dois pilares: facilidade de comparar preços e de realizar a compra.
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