Reporta Les Luchter, no Online Media Daily, que as compras por impulso estão diminuindo graças ao surgimento de ferramentas como a redes sociais, a conexão móvel e cupons digitais. A conclusão é de uma pesquisa feita pelo Yahoo e a UM, agência de mídia do grupo Interpublic. Em vez das compras por impulso, os consumidores agora fazem uma espécie de "jogo" com as compras.
O estudo é chamado "The Long and Winding Road: Gamesmanship of Shopping," e indica que o consumidor está agora envolvido em um complexo processo de descoberta, avaliação e socialização -- elementos de uma caça pela melhor oferta disponível.
66% dos 2.485 consumidores entrevistados fazem uso de sites de busca, portais de consumo, artigos e resenhas online, sites das marcas e sites de varejistas. E isso transforma as compras em um processo colaborativo, envolvendo outros "jogadores".
Outros dados interessantes do estudo:
• 55% dos compradores se dizem menos impulsivos graças à Internet, enquanto 17% se dizem mais impulsivos;
• 69% pesquisam em busca de ofertas e cupons online;
• 61% usam as ferramentas de avaliação online no processo de compra. E 49% usam ferramentas sociais, como conversas com amigos e familiares e grupos de interesse;
• 68% se informam mais sobre as marcas antes de comprar qualquer coisa, e 72% dizem que a internet facilita a seleção das melhores marcas;
• 59% acreditam que têm uma vantagem sobre anunciantes e varejistas, porque a internet permite a consulta de várias opiniões.
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