quarta-feira, 11 de maio de 2011

Varejistas dos EUA ampliam investimentos em m-commerce

Informa Karen Talley, no MarketWatch, que as empresas de varejo norte-americanas estão considerando o comércio via celular como a nova fronteira na relação com os clientes. Mas as abordagens e investimentos variam muito entre as empresas.
As redes tradicionais de cimento-e-tijolo vão investir em média US$ 343.000 este ano em iniciativas de comércio móvel, um salto significativo em comparação com a média de US$ 50.000 em 2010. Mas os investimentos são muito irregulares -- na verdade, segundo avaliação da firma Forrester Research, apesar do aumento no investimento médio, o volume ainda é muito baixo levando em conta os grandes grupos de varejo, com capital na casa das centenas de milhões de dólares. A Forrester avalia que os investimentos são na verdade muito modestos, o que terá reflexos nas vendas.
A maioria dos varejistas ainda não criou versões adaptadas de seus sites de comércio para as telas menores do aparelhos, o que torna o acesso mais difícil. As lojas também não aproveitam adequadamente as diferenças entre smartphones e tablets, as duas principais categorias de aparelhos móveis atualmente. O smartphone é mais adequado para ofertas em tempo real nas lojas, tornando as compras mais fáceis e baratas. Os tablets, com telas maiores, são melhores para visualizar os produtos em oferta.
  • A loja de departamentos Macy's disse que as iniciativas online e móveis da empresa são estratégicas e vão representar  "parte signficiativa" do orçamento de marketing de US$ 800 milhões este ano. A empresa disse que o comércio móvel é o futuro, e a empresa reconhece que o foco da conectividade do varejo está nas mãos do consumidor. A Macy's criou um sistema que permite que o website identifique qual aparelho é usado no acesso, oferecendo automaticamente a versão mais compatível para facilitar as compras.
  • A rede Target informa que oferece aos usuários de smartphones com câmeras um aplicativo que permite a leitura de códigos de barras nas lojas, com informações e resenhas sobre os produtos. Os clientes podem renovar receitas de medicamentos e receber cupons de ofertas diárias.
  • A rede Coach Inc. disse que está aperfeiçoando seu site para torná-lo mais adaptado aos aparelhos móveis. Os consumidores com celulares podem fazer pedidos diretamente de seus telefones no site. Atualmente, cerca de 10% dos clientes que acessam o site da loja usam smartphones, mas as vendas ainda estão baixas. A Coach espera que as melhorias no sistema atraiam mais vendas.

Nenhum comentário: