Um estudo feito em parceria pela agência Deloitte e o Harrison Group indica que a recessão forçou o consumidor americano a adaptar seus padrões de compras, fazendo surgir um comprador mais informado, cauteloso e estratégico, que cede menos a compras de impulso e aos apelos da publicidade e das marcas. O estudo, chamado "The 2010 American Pantry Study: The New Rules of the Shopping Game" ("A Despensa dos EUA em 2010: As Novas Regras do Jogo nas Compras", numa tradução livre) revela que 92% dos entrevistados mudaram seus hábitos de consumo de gêneros alimentícios -- 89% disseram que se informam melhor antes das compras, e 84% disseram que passaram a fazer compras mais focalizadas.
Entre as principais constatações do estudo estão:
* 93% esperam continuar gastando com cautela, mesmo com a recuperação econômica
* 92% fizeram adaptações em seus hábitos de compras de alimentos
* 89% se consideram consumidores mais bem informados por causa da recessão
* 84% disseram fazer compras mais focalizadas
* 81% estão mais atentos com a economia gerada com cupons e cartões de fidelidade
* 55% dos que estão gastando menos não tiveram queda de renda, mas agem como se fosse o caso.
Além disso, a pesquisa mostrou que mesmo que os consumidores gastem menos, 65% disseram que não sentem a atitude como um grande sacrifício. 79% dos consultados disseram que estão comprando de modo mais inteligente em comparação com dois anos atrás. O impacto da recessão na mentalidade do consumidor deve ser prolongado, já que 93% disseram que vão permanecer cautelosos com as compras, e manter os níveis atuais de consumo mesmo com uma recuperação financeira.
O estudo mostrou ainda que os cartões de fidelidade das lojas ganharam maior relevância, com 65% dos entrevistados declarando que esses cartões são um método muito importante para economizar dinheiro. Os cupons de desconto também ganharam destaque: 45% estão usando cupons recebidos por email, 43% recortam e usam cupons de jornais e outras publicações impressas e 43% usam os cupons oferecidos no próprio espaço das lojas.
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