Um caderno especial sobre o Brasil, publicado pelo jornal inglês Financial Times, citou o Festival de São João de Caruaru como um exemplo de evento que ajuda a impulsionar as marcas diante do crescente mercado doméstico do país, que é capaz de "dar apoio não somente a marcas específicas, mas em alguns casos a indústrias inteiras".
A publicação afirma que o festival será visitado por 1,5 milhão de pessoas entre 30 de maio e 10 de julho, e que os patrocínios já arrecadaram cerca de R$ 6 milhões, uma alta de 30% em relação a 2008, segundo os organizadores.
Para dar uma ideia da força do consumo doméstico, o Financial Times cita o mercado de carros com motor flex, um fenômeno local que representa 90% das vendas de novos carros no Brasil e que possibilita aos motoristas escolherem a melhor opção de acordo, por exemplo, com o preço. "Os carros flex ajudaram o Brasil a tornar-se o sexto maior produtor de carros do mundo, sendo que eles são feitos em grande parte para brasileiros".
"Este é o Brasil que, finalmente, após anos de promessas descumpridas, está atraindo as atenções do mundo e investimentos estrangeiros diretos, enquanto outros rivais ficam de fora", conclui a publicação, que cita também alguns pontos negativos, como a má-qualidade da infra-estrutura e a falta de reformas essenciais, como a tributária.
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