sexta-feira, 3 de julho de 2009

Confiança do consumidor brasileiro cai, mas ainda é a maior na AL

Segundo nota do Meio & Mensagem, em comparação com o mês de dezembro do ano passado, o otimismo do brasileiro em relação ao cenário econômico global caiu oito posições. Atualmente, o País ocupa o 14º lugar no ranking do otimismo medido pela Nielsen. Apesar de mostraram-se mais receosos, os brasileiros ainda são os mais otimistas em relação a uma melhora de situação dentre os demais países da América Latina. De acordo com os resultados da pesquisa, 40% da população acredita que o momento atual é bom para fazer compras e adquirir novos bens. Já em relação às perspectivas de emprego, 33% dos brasileiros crêem que as oportunidades devem melhorar nos próximos meses. Em relação aos demais países, esse percentual cai para 25%.
A maneira como a população usa o seu dinheiro também foi objeto da pesquisa. No caso dos brasileiros - desconsiderando os gastos com as despesas essenciais, que são citados como prioridade - o segundo item para o qual destinam o dinheiro é para o lazer. Cerca de 50% dos entrevistados afirmam que dedicam boa parte dos seus ganhos para a diversão. Nesse quesito, o Brasil lidera a lista de países da América Latina, sendo seguido pela Argentina, Colômbia e México.

Nenhum comentário: