Reporta Jordan Sutherland, no Cleveland Star, que é cada mais forte nos EUA a tendência dos "locavores" -- pessoas que preferem consumir alimentos cultivados localmente. O neologismo poderia ser traduzido como "locávoros" -- similar a "herbívoros" ou "carnívoros".
Uma série de tendências tem levado os consumidores a procurarem alimentos cultivados em regiões próximas de suas residências. Carnes, laticínios, frutas e verduras produzidos em um raio de até 50 km são os produtos preferidos por esses consumidores.
O aumento da consciência ambiental, a valorização da sustentabilidade e a crise econômica são alguns dos grandes fatores que fazem crescer a população de "locávoros" em todos os grandes centros urbanos dos Estados Unidos. Ao redor das cidades, há uma explosão de chácaras, pomares e pequenos criadores de animais para abate e produção de laticínios. Essa produção local deixa "pegada de carbono" (emissão de gases poluentes) menor devido ao baixo uso de meios de transporte, os produtos locais podem custar significativamente menos que a média do varejo tradicional. Além disso, esses pequenos produtores usam menos pesticidas e suplementos químicos, o que também é muito atraente para os clientes.
Os produtos locais são compradores diretamente dos produtores, ou em feiras livres e pequenos mercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário