Na semana passada, foi realizada em San Francisco a conferência GigaOm Mobilize 2011, onde os participantes debateram o impacto de várias tecnologias móveis para os mercados. Três painéis do evento foram concentrados na questões relacionadas com o comércio via celular e os pagamentos feitos através de diversos aparelhos.
Um dos destaques foi a entrevista de Keith Rabois, executivo operacional da Square , empresa especializada em pagamentos móveis. Rabois é cético a respeito da adoção generalizada da tecnologia NFC ("near field communications", sistema que permite pagamentos quando o celular é aproximado do caixa da loja). O executivo disse que nunca encontrou um varejista nos EUA que tenha mostrado interesse pela NFC.
Rabois disse que o foco da Square é oferecer uma solução fácil de implementar para os comerciantes. Segundo ele, a estratégia da empresa é criar um ambiente equilibrado tanto para pequenos como para grandes varejistas. Rabois disse que os pequenos comerciantes precisam de opções acessíveis para gerenciar pagamentos via celular, com ferramentas e dados fáceis de usar. A Square obviamente deseja criar uma rede de comerciantes e consumidores que poderia alavancar outros potenciais usuários locais, oferecendo promoções que multiplicariam o alcance da Square em uma região. Para todos os efeitos práticos, entretanto, o Square representa uma tecnologia proprietária, e um equipamento de ponto de venda que seria exclusivo da empresa -- Rabois deu a entender que a empresa não abriria o acesso para concorrentes.
Um outro destaque do evento foi o painel sobre pagamentos móveis, com a participação dos grandes players do setor nos Estados Unidos: Laura Chambers (PayPal), Brad Greene (Visa), Ken Miller (Intuit) e Dave Talach (VeriFone). O debate completo pode ser visto em vídeo no link http://pymnts.com/mobile-payments-2012-will-this-be-the-year-video/.
Esse painel ficou dividido entre os apoiadores da NFC e seus adversários. Visa e VeriFone aprovam a tecnologia, mesmo reconhecendo que levará alguns anos para sua adoção plena -- essas empresas destacam que a tecnologia permite uma integração maior entre cartões plásticos e celulares. Já a empresa de pagamentos eletrônicos PayPal é contra a tecnologia NFC, citando justamente o argumento do longo tempo de implementação. O executivo da VeriFone, Dave Talach, disse que a NFC é a tecnologia mais promissora e segura para pagamentos com aparelhos móveis.
Laura Chambers da PayPal disse que seu projeto de pagamentos via celular da empresa está evoluindo rapidamente, e que a empresa já tem negociações avançadas com 60 dos 100 maiores varejistas do país. Brad Greene da Visa disse que conquistar os comerciantes é a parte mais difícil do processo inicial. David Talach ressaltou que a tecnologia NFC é a única tecnologia robusta o suficiente para motivar os consumidores a usar seus smartphones e tablets em pagamentos. O representante da PayPal rebateu dizendo que apenas 1% dos varejistas dos EUA já possuem terminais com NFC.
Apesar da polêmica a respeito das tecnologias e abordagens disponíveis para os pagamentos móveis, os participantes do evento parecem concordar que 2012 ainda não será o grande ano para esse setor. De uma forma ou outra, as empresas e firmas convergem na ideia de que essa forma de pagamentos ainda vai demorar para ser amplamente adotada pelos consumidores e comerciantes. Muitos destacaram o fato de que ainda não existe um incentivo determinante para detonar o processo de adoção.
Ainda não existe um "killer app", um aplicativo irresistível que motive a adoção do pagamento móvel pelos usuários. Por ordem, dinheiro vivo, cartões de débito/crédito e cheques ainda dominam o mercado de pagamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário