terça-feira, 4 de outubro de 2011

TENDÊNCIA -- Cashing In: "Dinheiro Vivo" (Boletim Trendwatching)

Claro que o eBay, a Amazon e o Craigslist vêm dominando o (RE)COMMERCE tradicional há anos, mas os mercados online P2P não param de inovar e atrair novas audiências:
  • A marca online de moda ASOS lançou o Marketplace em novembro de 2010, permitindo a fashionistas do mundo todo vender suas roupas. O site incentiva os usuários a fotografar seus itens em “street style”.
  • O site francês Instant Luxe vende itens de grifes de luxo de segunda mão. No entanto, em vez de conectar compradores e vendedores diretamente, o site exige que os vendedores enviem os itens aos moderadores que os avaliam e autenticam.
  • Vestiaire de Copines, outro site francês, oferece serviço semelhante. As usuárias podem seguir pessoas que costumam vender roupas de que elas gostam e fazer perguntas a respeito dos itens por meio do site.
  • Como parte de sua Common Threads Initiative, a Patagônia, marca dos EUA de equipamento para atividades outdoor, fez uma parceria com o eBay em setembro de 2011 para lançar um mercado oficial onde os clientes podem comprar e vender itens usados.
  • Roupas e itens de crianças são sucesso natural de (RE)COMMERCE, como mostram a Recrib e a StorkBrokers.
  • A IKEA começou a vender móveis de segunda mão online na Suécia em agosto de 2010, com planos de estender a ideia a outros mercados, se der certo. Membros da IKEA Family podem oferecer e comprar itens de graça.
  • A Gazelle for Good é uma iniciativa da empresa de reciclagem de aparelhos eletrônicos Gazelle que ajuda ONGs a arrecadar fundos ao pedir que os colaboradores doem seus aparelhos velhos.
Oportunidades de (RE)COMMERCE não se restringem a bens físicos: serviços também estão valendo. Ponto em questão: o fenômeno da oferta do dia. Como 20% das ofertas nunca são resgatadas (Fonte: Rice University, junho de 2011), empresas novas espertas permitem aos consumidores revender seus cupons.
  • A DealsGoRound, dos EUA, permite aos usuários que revendam e comprem ofertas passadas do Groupon, do LivingSocial e do BuyWithMe. O site também lançou um aplicativo para iPhone em março de 2011, para que os usuários façam seus negócios em trânsito.
 
Entre as alternativas dos EUA estão Lifesta, CoupRecoup, Dealigee e Sell My D

 
(fonte Trendwatching, www.trendwatching.com)

Nenhum comentário: