A pesquisa (que pode ser baixada de graça no site) indica que 12% dos entrevistados nos EUA planejam usar tablets para fazer as compras da "Cyber Monday", a segunda-feira que antecede o feriado de Ação de Graças no país. O estudo mostra ainda que 37% pretendem fazer compras usando smartphones, e 49% vão continuar usando computadores de mesa e laptops.
Os varejistas que estão atentos a esses consumidores que portam tablets como o iPad precisam planejar suas ações. A tela do tablet é maior que a dos smartphones, e sua interface de toque é diferente do padrão dos laptops. A possibilidade de mudar de o tipo de visualização de portrait para landscape é um dos itens estratégicos mais explorados pelos sites de comércio.
A pesquisa aponta uma tendência que está crescendo a cada ano: os consumidores norte-americanos aproveitam as novas tecnologias para comprar com mais conforto, sem precisar visitar as lojas de cimento e tijolo -- que ficam tradicionalmente apinhadas a partir de novembro. Como reflexo dessa tendência, 33% dos entrevistados disseram que suas compras online vão ser maiores que as feitas em lojas físicas. A combinação entre compras via desktop, tablets e celulares vai superar as compras nas lojas.
A pesquisa Ponemon Institute/ThreatMetrix entrevistou 722 consumidores de grande atividade nos EUA. Os consultados passam uma média de 24 horas semanais conectados à internet, e 57% deles fazem compras diariamente ou semanalmente.
A pesquisa também identificou que 30% dos entrevistados compõem um "grupo de elite" -- pessoas que passam mais de 20 horas semanais na internet, usando a rede para escrever blogs, participar de redes sociais e realizar tarefas como o pagamento de contas e faturas.
Esse grupo de elite é geralmente mais jovem, com maior nível de educação e com salários maiores. O grupo é formado em sua maioria por entusiastas de novas tecnologias, como celulares de última geração e tablets. Quase 50% usam smartphones, e 17% possuem tablets. Apenas 34% usam computadores de mesa e laptops para fazer compras. Cerca de 40% do grupo de elite planeja fazer mais compras pela internet do que em lojas tradicionais nos feriados de 2011.
Outros dados relevantes do estudo:
- 77% dos consultados fazem downloads pagos de músicas.
- 75% são assinantes de serviços online.
- 73% usam aplicativos para smartphones.
- 48% compram produtos eletrônicos pela internet.
- 43% compram roupas e acessórios pela web.
Nenhum comentário:
Postar um comentário